15/04/25 15h30

Em cerimônia na Reitoria, 11 novos Centros de Pesquisa e Difusão Especiais são instalados na USP

Os novos centros fazem parte do Programa USP de Incentivo a Centros de Pesquisa e Inovação Especiais (Cepix) para fomento das atividades anteriormente contempladas pelo projeto de Cepids da Fapesp

Jornal da USP

A cerimônia reuniu os coordenadores e pesquisadores dos centros e diretores das unidades de ensino -Foto: Marcos Santos/ USP Imagens

Em cerimônia realizada no último dia 8 de abril, na Sala do Conselho Universitário, no prédio da Reitoria, foram instalados oficialmente os 11 novos Centros de Pesquisa e Difusão Especiais (Cepix) no âmbito das Unidades de Ensino e Pesquisa da USP que os abrigam.

 

Os novos centros fazem parte do Programa USP de Incentivo a Centros de Pesquisa e Inovação Especiais (Cepix), lançado pela Reitoria em novembro de 2023. O projeto é voltado ao fomento e à continuidade das atividades de pesquisa, inovação e difusão anteriormente contempladas pelo projeto de Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids), financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). A criação dos Cepix visa manter os Cepids que alcançaram o prazo de término estabelecido pela Fapesp.

 

O evento teve início com a apresentação do coordenador-geral do evento, Fernando Cunha, que fez um histórico sobre a criação dos Cepids e a importância da criação dos Cepix nas estruturas das unidades, o que permitirá “maior agilidade administrativa aos centros”.

 

Em seguida, o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior destacou a importância da continuidade do trabalho dos Cepids. “Como Reitoria, temos de incentivar as pesquisas que envolvem grandes grupos, a interdisciplinaridade, o contato com grupos do exterior, a transferência do conhecimento e a inovação, que são características dos nossos 11 Cepix. A preocupação da Universidade foi manter os Cepids ativos, organizados e autônomos. Tivemos uma boa receptividade das Unidades para a criação dos Cepix e todo esse processo foi feito de forma muito natural, com a aprovação das congregações e, depois, do Conselho Universitário”, ponderou o reitor.

 

“Estes são alguns dos melhores grupos de pesquisa que temos em nossa Universidade. O que posso desejar a vocês é muito trabalho, muita pesquisa de qualidade. E vamos interagir ao máximo com outras instituições também para poder fazer o desenvolvimento da nossa sociedade, que é o objetivo final da Universidade”, complementou.

 

O professor do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) e coordenador-geral de Programas Estratégicos e Infraestrutura da Fapesp, Sérgio Costa Oliveira, falou sobre o papel da fundação no fomento à pesquisa multidisciplinar e apresentou um panorama científico e tecnológico do Estado de São Paulo e as estratégias e ações adotadas pela Fapesp para incrementar o avanço da ciência e a inovação e a difusão do conhecimento para a sociedade. Atualmente, São Paulo representa 40% da produção científica brasileira e forma mais de 7 mil doutores anualmente.

 

O coordenador do Centro em Biomedicina Redox – Cepix-Redoxoma, Maurício da Silva Baptista, fez uma apresentação geral a respeito dos 11 novos Cepix, dividindo-os em três áreas: Tecnológicos, Sociais e Biomedicina. Em seguida, abordou as principais características de cada um, expôs os dados sobre a produção científica, as ações de difusão desenvolvidas e os objetivos futuros.

 

Segundo ele, ao todo, os então 11 Cepids publicaram mais de 11 mil artigos em revistas científicas internacionais e quase 2 mil em revistas nacionais; produziram mais de 180 patentes; e desenvolveram mais de 200 projetos de colaboração com o setor produtivo.

 

“Estamos bastante motivados. Os Cepix ajudam a USP a exercer essas missões que a gente tem, que são muito importantes para a sociedade. Representando o grupo, estamos prontos para atuar. Então, a USP pode confiar na gente, pode acreditar que a gente vai dar continuidade a esse trabalho e vamos trabalhar em conjunto”, afirmou Baptista.

 

https://jornal.usp.br/institucional/em-cerimonia-na-reitoria-11-novos-centros-de-centros-de-pesquisa-e-difusao-especiais-sao-instalados-na-usp/

 

Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP