29/05/24 16h43

Em busca de novas tecnologias para travessias marítimas, comitiva do Governo de SP na Europa conhece projetos suecos de balsas elétricas

InvestSP

A comitiva do Governo de SP encerrou mais uma etapa da missão internacional para os países nórdicos, que começou no último dia 24/05 e visa conhecer novas tecnologias e catalogar informações que possam aprimorar a modelagem do projeto de parceria público-privada de travessias hídricas.

Liderada pelo vice-governador Felicio Ramuth, o grupo visitou a Public Ferry Company, da Suécia, responsável pela operação de 68 balas e 48 rotas de navegação. Com o objetivo de zerar as emissões de carbono até 2045, a empresa tem investido, por exemplo, em balsas elétricas.

Esta etapa da missão contou com o diretor Corporativo Financeiro da InvestSP, agência de promoção e investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, João Paulo Hamú, e com o chefe do escritório da InvestSP na Europa, Fernando Fritz. Também integram a comitiva: André Isper Rodrigues Barnabé, secretário executivo da Secretaria de Parcerias em Investimentos; Edgard Benozatti Neto, diretor presidente da Companhia Paulista de Parcerias; e Jamille Consulin, diretora no Departamento Hidroviário da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística.

A delegação paulista visitou a fábrica da Candela, que produz o barco elétrico mais vendido da Europa, o Candela C7, além balsa elétrica mais rápida do mundo, segundo a marca, a Candela P-12, que passará a ser usada no transporte público de Estocolmo e pode reduzir os custos operacionais em 40%. O grupo esteve, ainda, na sede global e na fábrica de motores da ABB e conheceu a MF Estelle, da Brødrene, a primeira balsa comercial autônoma e elétrica do mundo.

“São iniciativas alinhadas ao trabalho de InvestSP, que tem apoiado o Governo do Estado tanto na atração de investimentos para projetos de infraestrutura, como nas ações para zerar as emissões de carbono até 2050”, afirmou Fernando Fritz.

Antes desta etapa na Suécia, a comitiva paulista já havia passado por Estônia e Finlândia e, agora, seguirá para a Noruega.