04/01/10 11h49

Em alta, varejo de produtos infantis atrai as indústrias

DCI

O bom momento das vendas no varejo de produtos infantis está chamando a atenção de grandes marcas deste segmento, que tradicionalmente atuavam como fabricantes e fornecedoras de lojas multimarcas - especializadas na vendas de diversas outras fábricas. Exemplo dessa aposta é a Brandili, que abriu recentemente uma loja no Shopping Ibirapuera, em São Paulo, e já começa a mirar no consumidor final.

Segundo Elizabeth Brandes, gerente de Projetos de Varejo, a empresa resolveu entrar no segmento de vendas no varejo por causa da boa margem de crescimento do grupo nos últimos sete anos, que foi em média de 25% ao ano. Para Brandes, o momento é de construção da marca no comércio e de consolidar-se neste segmento para depois pensar em outras unidades. "Uma coisa é a Brandili como fabricante e outra é ela como loja. Precisamos construir nosso nome neste setor porque as pessoas ainda não se programam para fazer as suas compras nas lojas da Brandili", conta. Apesar de não descartar novas lojas, a gerente garante que o foco principal da empresa ainda é a venda em redes multimarcas e que a experiência no varejo é uma forma de interagir com o consumidor final. "Sentimos que essa interação no ponto-de-venda com nossos consumidores nos dará maior visibilidade no mercado." Com a inauguração da loja, a marca pretende atingir um público (crianças) com idade média de 10 anos e principalmente das classes A e B.

Depois dos bons resultados nas vendas do Dia da Criança, em outubro, quando indicadores da Serasa Experian apontaram aumento de 8,2% nas vendas entre o dia 9 e o dia 11 do mês, em relação a outubro de 2008, a rede PBkids Brinquedos, que tem 50 lojas em todo o País, prevê vendas próximas a 20% na comparação com dezembro do ano passado, diz Celso Pilnik, diretor comercial da empresa. Em 2010 a rede pretende dar continuidade ao plano de expansão, inaugurando duas novas lojas: uma em Maceió e uma na Granja Viana, na Grande São Paulo. Em 2009 a PBKids Brinquedos abriu seis novas lojas em diversas regiões do País: Salvador, Manaus, Caxias do Sul, Belém, Villa Daslu (SP) e Vila Olímpia (SP).