Eletroposto na Rodovia Anhanguera recebe caminhões pesados na sua inauguração e comprova que a eletrificação não é só para veículos leves
Go Electric abre unidade em tempo recorde para atender frota de caminhões elétricos e mostra ser a melhor alternativa de infraestrutura de recarga para transportadoras
Eae MáquinasA inauguração do 2º eletroposto da Go Electric ocorreu no último sábado, 27, e recebeu dezenas de convidados, incluindo Vinícius Rodrigues, secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico de Cajamar, Rodrigo Navarro, CEO da RN Logística, Saori Yano, Gestora de Sustentabilidade da Amazon, entre outras pessoas interessadas no tema.
Juntos, eles comprovaram a capacidade técnica da Go Electric, que carregou seis veículos simultaneamente, sendo um deles um modelo da XCMG. “O que estamos mostrando aqui hoje é que, ao contrário do que se pensava, a eletrificação também é inclui caminhões pesados. Vemos esse movimento de mercado e nos apresentamos como alternativa para viabilizar a transição da frota e as questões logísticas e de infraestrutura”, avalia Danilo Guastapaglia, CEO da Go Electric.
Desde agosto do ano passado, quando a Go Electric inaugurou a sua primeira unidade em Santa Rita do Passa Quatro, também em Rodovia Anhanguera, a empresa vem sendo procurada por transportadoras interessadas na transição de frota, inviabilizada pela ausência de pontos de recarga. A primeira a fechar uma parceria foi a RN Logística, referência em sustentabilidade no setor, com 1/3 de sua frota própria de elétricos.
“A unidade de Santa Rita mostrou que temos expertise e podemos sustentar o negócio. A RN Logística viu isso e nos escolheu para intensificar o seu processo de eletrificação e ampliar seu negócio com clientes pressionados pelas metas ESG. Acreditamos que esse ponto será crucial para essa mudança de chave. E estamos prontos. Estruturamos a unidade de Cajamar em 30 dias”, finaliza.
Com capacidade para atender até seis caminhões por hora, o eletroposto de Cajamar funcionará com oito estações de recarga, somando potência total de 360kw/h, garantindo o carregamento dos principais modelos de leves, médios e pesados em circulação no país. O hub, que funcionará com energia 100% renovável, terá ainda dois conectores em corrente alternada de 22 KW AC tipo 2 (para todos os modelos de veículos híbridos e 100% elétricos). O pagamento é feito por meio de aplicativos.
Expansão
A Go Electric planeja inaugurar outros 18 eletropostos, chegando a 20 unidades de recarga rápida e ultrarrápida até o final do ano. Em dois meses, mais duas unidades devem iniciar a operação – uma em Caçapava e outra em Guarulhos. O montante estimado é de R$ 25 milhões e inclui a elaboração de projetos técnicos, obras de infraestrutura, compra e instalação de equipamentos e licença de software.
Sobre a Go Electric: A Go Electric faz parte do grupo Orbitec, que atua nos segmentos de energia solar fotovoltaica e térmica e, desde 2019, oferece soluções completas para carregamento de veículos híbridos e elétricos – do projeto de infraestrutura (dimensionamento, integração e comissionamento), passando pela gestão de software, monitoramento operacional e a manutenção do funcionamento.