02/10/07 10h44

Eletropaulo usa tecnologia contra o "gato"

Valor Econômico - 02/10/2007

A maior distribuidora de energia da América Latina, a AES Eletropaulo, está disposta a combater as perdas comerciais de energia que atingem a sua área de concessão. Munida de um pacote tecnológico, que tem a medição eletrônica como a sua principal ferramenta, a companhia estuda investir ao redor de R$ 700 milhões (US$ 383 milhões) em um prazo de dez anos na implementação do projeto para tentar reduzir em 60% as perdas anuais de R$ 500 milhões (US$ 274 milhões). Com estréia marcada para os primeiros meses de 2008 na forma de um projeto piloto, a medição eletrônica passou os últimos anos sendo aprimorada no departamento de pesquisa e desenvolvimento da Eletropaulo no bairro paulistano do Cambuci. Agora, que já está praticamente pronta, a ferramenta vai a campo com o desafio de reduzir as perdas comerciais de 2,3 gigawatts/hora (GWh) de energia que a distribuidora registra todos os anos na sua área de concessão, ou seja, nos 24 municípios da Grande São Paulo.  Só para se ter uma idéia da relevância do desafio. Esses 2,3 GWh de energia poderiam iluminar durante um ano uma cidade com 300 mil habitantes. E caso fossem vendidos integralmente, os gigawatts acrescentariam R$ 500 milhões (US$ 274 milhões) ao faturamento bruto anual de R$ 11,35 bilhões (US$ 6,2 bilhões) da distribuidora. Mecanismo já bem usado pelas concessionárias de energia na Europa e nos Estados Unidos, a medição eletrônica constitui-se na troca do atual medidor eletromecânico pelo eletrônico e em outras medidas, como a blindagem das linhas de energia. Na prática, a troca desses medidores vai eliminar a necessidade de um funcionário ir até o local para ler o relógio de medição, porque as informações de consumo serão obtidas por meio dos cabos de fibra óptica da rede elétrica. Além disso, o sistema permitirá avisar à central de comando, que também fica no Cambuci, qualquer interferência na rede, como, por exemplo, o furto de energia feito diretamente no poste de luz.