09/05/12 14h42

Eletronorte investe R$ 11 milhões em centro de pesquisa em Araraquara

Folha da Cidade

A Eletronorte (Centrais Elétricas do Norte do Brasil S/A) irá investir R$ 11 milhões na construção de um centro de pesquisas em Araraquara para reduzir os custos e aumentar a confiabilidade no sistema de transmissão de energia elétrica no País.

O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Projetos será erguido em uma área de 146 mil m², doada pela Prefeitura, e irá empregar, na primeira etapa, 80 profissionais. As obras do centro deverão começar em setembro.

O prefeito Marcelo Barbieri afirmou que o projeto da Eletronorte irá representar uma inovação para o setor de transmissão de energia para as próximas décadas. “O setor elétrico tem um papel decisivo no desenvolvimento econômico e social do País e Araraquara terá importância fundamental nesse processo. Por isso, a Prefeitura dará o apoio necessário ao empreendimento, com o engajamento de todas as secretarias”, disse.

Segundo Marcelo, os recursos estão garantidos pela obrigatoriedade da destinação de 1% do faturamento bruto da Eletronorte para o investimento em pesquisa, o que mostra a viabilidade do projeto.

Aviação

Para o diretor de operação da Eletronorte, Wady Charone Junior, o investimento em Araraquara representará um novo paradigma ao setor. “Vamos trazer o conceito da aviação para o setor energético brasileiro, que é do risco zero e redução de perdas, para atingirmos altos índices de segurança na transmissão energética, fundamental para garantir o crescimento do País”. De acordo com o diretor, o investimento inicial será de R$ 11 milhões.

A escolha de Araraquara levou em conta a proximidade dos polos de pesquisa em cidades da região. “As universidades de São Carlos, por exemplo, possuem os maiores centros de tecnologia de aeronáutica e de materiais do Brasil”, explica Charone.

Charone ressaltou também a iniciativa e a visão empreendedora do prefeito Marcelo Barbieri para a escolha de Araraquara na instalação do centro.

O vereador Aluisio Braz (Boi), presidente da Câmara, afirmou que o centro de pesquisa é uma conquista para a cidade. “O impacto do investimento será revertido no emprego, nos salários e na qualidade de vida de Araraquara”.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, José Roberto Cardoso, as pesquisas desenvolvidas em Araraquara terão impacto em todo Brasil.

Araraquara já é sede de uma subestação administrada pela Eletronorte. A Araraquara 2 deve concentrar e transmitir a energia gerada nas usinas hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio, em construção no Rio Madeira, em Rondônia.