21/03/18 11h57

Elektro investe R$ 29 milhões e inaugura subestação em Limeira

Nova SE é totalmente digitalizada, com sistema integrado de supervisão, comando, controle e proteção, dispensando a presença de eletricistas e operadores para efetuar manobras

Secretaria de Energia e Mineração

A Elektro anunciou o início da operação da Subestação Limeira 06, construída em uma área de 6 mil metros², na avenida Prefeito Ary Levy Pereira, em Limeira (SP). O investimento total do empreendimento, que levou seis meses para ficar pronto, foi de R$ 29 milhões.

A subestação é totalmente digitalizada e possui um sistema integrado de supervisão, comando, controle e proteção, dispensando a presença de eletricistas e operadores para efetuar manobras, sendo realizadas diretamente pelo Centro de Operação da Distribuição (COD) da Elektro, em Campinas, por comunicação via satélite.

Também foram instalados equipamentos de Manobra Isolados a Gás (GIS), que possuem alta tecnologia e manutenção praticamente nula ao longo do tempo. Dessa forma, a subestação garantirá altos níveis de qualidade no fornecimento de energia elétrica.

“A construção, ampliação e modernização de subestações e linhas de distribuição são fundamentais para suportar o aumento da demanda e assegurar o crescimento econômico, garantindo o atendimento ao mercado, reforçando a confiabilidade e a melhoria da qualidade do fornecimento de energia dentro de elevadas condições técnicas e de segurança”, afirmou José Ferraz, engenheiro responsável.

O aporte de recursos dispendido na obra segue o plano da empresa de assegurar a satisfação dos clientes e a qualidade operacional. Em 2017 foram mais de R$ 121 milhões aplicados na ampliação, modernização e manutenção da rede de distribuição da concessionária.

Todas as subestações da companhia são monitoradas remotamente a partir do Centro de Operação do Sistema (COD), localizado em Campinas. É a partir desse sistema, com operação 24 horas, que é feita a comunicação direta com as equipes de campo, conferindo eficácia no atendimento aos 2,6 milhões de clientes. Dessa central, também é possível monitorar em tempo real a rede elétrica que abastece toda a área de concessão da distribuidora, e ainda, prover suporte de análise metrológica.