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Electrolux investe nas classes B e C

Gazeta Mercantil - 30/09/2008

Consolidada nas categorias de maior valor do mercado de linha branca, com imagem ligada a produtos sofisticados e modernos, voltados para as classes mais altas, a Electrolux prepara uma ofensiva para conquistar a classe C. De olho nesse nicho de mercado, a empresa estreou em nova categoria de fogões, com modelos de preços médios, e aposta no maior poder de compra do consumidor, que estaria migrando das categorias mais simples para as intermediárias. A meta, segundo Winston Merchor, diretor de marketing da multinacional sueca no Brasil, é duplicar o volume de vendas de fogões nos próximos três anos. De acordo com Merchor, os novos fogões serão fabricados na planta de São Carlos. Hoje, a companhia atua apenas no segmento mais alto da categoria de fogões - onde detém a liderança -, o que representa 20% de um mercado anual de cerca de 5 milhões de unidades. A categoria média, que a Electrolux está entrando - após 18 meses de pesquisas com consumidores -, representa outros 30% do mercado. Apesar de ainda estar de fora de 50% do mercado, composto por fogões mais baratos, de R$ 200 (US$ 104) a R$ 500 (US$ 260), Merchor afirmou que existe uma migração da categoria mais baixa, para a categoria média, que tem crescido mais rápido. Por isso, a empresa ainda não tem planos de desbravar a categoria mais popular - apesar de não descartar a idéia. Além de entrar em uma nova categoria de fogões, a multinacional também está ampliando a linha de refrigeradores, que ganhará modelos de duas portas com controles sensíveis ao toque. No segmento, um dos mais disputados e que mais cresce - responsável pela comercialização anual de cerca de 6 milhões de peças -, a empresa está presente nas quatro categorias: uma porta, Defrost, Frost Free e Side by Side. Segundo Merchor, a Electrolux terminou 2007 com participação de mercado de 29,5% em refrigeradores. "Mas estamos crescendo acima do mercado. Acredito que vamos fechar este ano acima dos 30%." A empresa briga pela liderança da categoria com a Consul, da norte-americana Whirlpool, que também comercializa a marca Brastemp no Brasil. Outra categoria que a Electrolux vai se esforçar para ampliar a presença é a de lavadoras. Novos modelos com maior capacidade e reutilização de água estão chegando ao mercado ao mesmo tempo em que a penetração do eletrodoméstico vem crescendo no Brasil. A empresa fechou 2007 com participação de 36% no mercado de lavadoras automáticas, que representa cerca de 2,3 milhões de unidades. "Mas já estamos próximos de uma participação de 40% este ano", disse.