01/08/24 15h06

Eldorado aumenta em 45% a operação com celulose no Porto de Santos

Novo terminal da empresa no cais santista completou um ano com 1,8 milhão de toneladas movimentadas

A Tribuna

O terminal multimodal EBLog, da Eldorado Brasil Celulose, no Porto de Santos, completou nesta quarta-feira (31) um ano de operação, alcançando a movimentação de 1,8 milhão de toneladas de celulose no período. O total é 45% maior em relação ao ano anterior, quando a companhia operava em uma estrutura menor.

O terminal é dotado de equipamentos modernos e conta com berços para atracação simultânea de dois navios. Instalado na área do STS14, no Estuário, tem 52 mil metros quadrados e capacidade estática para armazenar 150 mil toneladas de produtos.

O EBLog é o maior terminal de celulose do País, segundo o diretor de Logística da empresa, Flávio da Rocha Costa. “Contando com o arrendamento da área e infraestrutura, a Eldorado investiu mais de R$ 500 milhões no terminal”.

O diretor afirma que o terminal é fruto de um trabalho de cinco anos e que, além de contar com mais espaço para armazenagem e operação, houve um ganho logístico. “Nós tínhamos um terminal pequeno, longe do Porto, e era preciso rodar quase oito quilômetros (ida e vinda) para embarcar a carga no navio. Hoje, percorremos 25 metros até o cais”.

Flávio pontua que, somente nesse primeiro ano, a produtividade foi 30% melhor do que no ano anterior. “Nós mantivemos uma parcela em contêiner e concentramos toda a nossa operação de break bulk nesse terminal, que é quando a gente põe a carga no porão do navio”.

Ele destaca a eficiência operacional na otimização de equipamentos para realizar operações diversificadas. “Os mesmos equipamentos que usamos para descarregar vagão de trem são usados para transportar o contêiner e fazer a estufagem. Eu coloco a carga dentro do contêiner que será embarcado na BTP (Brasil Terminal Portuário)”.

Quanto ao transporte da celulose, que é produzida pela própria Eldorado, Flávio diz que o tempo de descarga dos caminhões foi otimizado em 40%, graças a um sistema de controle digital que monitora a chegada do veículo desde Cubatão, faz a identificação e indica a posição onde ele deve estacionar.

Além disso, diretor ressalta que a companhia está investindo em uma tecnologia inovadora que otimizará o desembarque da carga no terminal pelo modal ferroviário. “Estamos preparados para trazer essa carga de trem. Temos quatro linhas, com capacidade para colocar 72 vagões dentro do terminal e dois pórticos automatizados, onde o operador, apertando um ou dois botões, fará uma sequência de descarga de quatro vagões”.

Costa menciona ainda o recorde alcançado em março deste ano, “quando 21 mil toneladas foram embarcadas em um único dia”.

Conforme o balanço da Eldorado, em 12 meses, mais de 20 mil caminhões foram descarregados, cerca de 2 mil contêineres estufados (carregados) e mais de 60 navios operados. “A Eldorado exporta para mais de 40 países, tendo a China como o maior comprador”, afirma Flávio Costa.

 

Fonte: https://www.atribuna.com.br/noticias/portomar/eldorado-aumenta-em-45-a-operac-o-com-celulose-no-porto-de-santos-1.428758