26/08/22 12h18

Eixo-SP inicia obras de duplicação da rodovia entre Marília e Oriente

As obras custarão R$ 140 milhões e o prazo de conclusão é para maio de 2024

Jornal da Manhã

A concessionária Eixo-SP realizou ontem (25) solenidade para iniciar as obras de duplicação de 19 quilômetros na rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), no trecho entre Marília e Oriente. Também serão implementadas marginais ligando o distrito de Padre Nóbrega ao residencial Vila Flora.

As obras executadas pela concessionária custarão R$ 140 milhões e o prazo de conclusão é para maio de 2024. Além da duplicação e implantação de marginais – entre os quilômetros 458 (Atacadão) e 463 (distrito Padre Nóbrega), no sentido Oriente – Marília, e a outra no trecho dos quilômetros 462 ao 463, após o Posto Ecológico, no sentido Marília – Oriente – também estão previstos a construção de quatro dispositivos viários nos quilômetros 461 (antes do Posto Ecológico), 464 (após residencial Maracá), 466 (após a penitenciária de Marília) e 474 (antes da praça de pedágio em Oriente). O projeto ainda conta com um viaduto na altura do quilômetro 472, passarelas de pedestres e sete quilômetros de ciclovias (saindo da alça de acesso após a Faip e se estendendo até o distrito de Padre Nóbrega).

“Essas obras fazem parte do segundo ciclo do contrato de concessão iniciado em julho de 2020. Em 30 anos vamos investir 14 bilhões com metas bem desafiadoras. Mesmo durante a pandemia recuperamos pavimentação e sinalização das rodovias, implantamos 32 bases operacionais e instalamos cabos de fibra óptica para comunicação, além de uma rede de wifi com 100% de cobertura e câmeras para monitoramento do tráfego de veículos”, afirmou o presidente da Eixo-SP, Sérgio Santilian.

O prefeito Daniel Alonso (PSDB) afirmou que as obras de melhorias realizadas pela Eixo-SP foram solicitadas pela administração durante as audiências públicas.

“Essas obras de mobilidade vão oferecer mais segurança, conforto e modernidade paras os moradores do distrito de Padre Nóbrega, além de proporcionar lazer com a implantação da ciclofaixas, que é também um incentivo para transporte alternativo com bicicletas”, disse.

Alonso ainda destacou o desenvolvimento imobiliário da região do distrito de Padre Nóbrega. O prefeito acredita que as melhorias podem atrair novos investimentos.

“Novas empresas e centros comerciais podem se sentir atraídos a realizar investimentos naquela região. A mobilidade urbana facilita essas benfeitorias para a população daquela região”, afirmou.

O evento contou ainda com a presença do secretário estadual de Logística e Transporte, João Octaviano Neto. Ele afirmou que os investimentos nas rodovias garantem que São Paulo siga sendo a locomotiva do país.

“Das 20 melhores rodovias do país, 19 estão no Estado de São Paulo e a melhor delas (Euclydes da Cunha) é administrada pelo DER (Departamento de Estradas e Rodagens). Essa concessão tem ajudado no desenvolvimento da economia, ligando polos produtivos a eixos rodoviários. Essa atuação do Poder Público é para garantir que o cidadão sinta o benefício”, disse.

Fonte: https://jornaldamanhamarilia.com.br/cidade/noticia/96217/2022/08/25/eixo-sp-inicia-obras-de-duplicacao-da-rodovia-entre-marilia-e-oriente