12/04/21 11h57

Eficiência energética no estado de SP é destaque em reunião com agência alemã de desenvolvimento sustentável

Órgãos estudam parceria no setor, inicialmente na região do Vale do Ribeira, no âmbito do Programa Vale do Futuro

Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo

Nesta quinta-feira (8), o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, os diretores de Projetos e do Programa Energia no Brasil da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), Marco Schiewe e Johannes Kissel, respectivamente, debateram possíveis parcerias em ações voltadas à eficiência energética no Estado de SP. A Agência Alemã de Cooperação Internacional é especializada em projetos de desenvolvimento sustentável em escala mundial. 

A instituição apresentou o “Programa Investimentos Transformadores em Eficiência Energética na Indústria”, com financiamento da Desenvolve SP. Inicialmente discute-se aplicação em pequenas e médias empresas no Vale do Ribeira, uma das áreas com maior índice de vulnerabilidade social e econômica do Estado. Uma das vertentes do Programa Vale do Futuro, criado em 2019 pelo Governo de SP, é implementar projetos de desenvolvimento sustentável a fim de transformar a realidade dos municípios a partir de parcerias, com foco nas ações sustentáveis, geração de emprego e renda, qualidade de vida e infraestrtutura, envolvendo uma população de 340 mil habitantes. No fim de 2020 a SIMA lançou um programa de gestão energética com o objetivo de reduzir, em três anos, os valores atuais das contas de energia de R$ 600 milhões anuais para R$ 400 milhões. A medida significa uma redução de cerca de 30% no custeio com eletricidade. 

Segundo o secretário Penido, modernizar estes equipamentos por meio de Políticas Públicas permitirá uma economia de recursos que poderão ser direcionados para ações prioritárias do Governo, como saúde e educação. “Substituir lâmpadas por LED e aproveitar espaços vazios para geração de energia, por exemplo, já podem trazer grandes avanços econômicos. Vamos estudar a possibilidade destes recursos também serem aplicados na eficientização em prédios públicos e geração de energia para reduzir os gastos e revertê-los em serviços à população”, destacou. 

Já o diretor da agência alemã, Marco Schiewe disse que diálogo com o Governo do Estado de São Paulo tem muita sinergia com a atuação da Agência, inclusive pela redução de emissões.” 

O foco da provável parceria busca a viabilização financeira para implantação massiva de ações para eficiência e integração de fontes de energia renovável nos setores de água, transportes, resíduos e edificações, além de geração distribuída de energia, mobilidade elétrica e inovação. 

Em uma próxima etapa, a GIZ apresentará os demais programas existentes para apoio às prefeituras municipais nas áreas de iluminação pública e de resíduos sólidos urbanos, além das possibilidades de financiamento para prédios públicos nas linhas de eficiência energética e geração de energia, respectivamente, e debaterão possíveis parcerias em ações voltadas à eficiência energética no Estado de SP. 

fonte: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/2021/04/eficiencia-energetica-no-estado-de-sp-e-destaque-em-reuniao-com-agencia-alema-de-desenvolvimento-sustentavel/