27/12/10 11h20

Edenred reorganiza operações

Valor Econômico

No início do mês, o grupo Edenred, dono da marca Ticket de cartões e vales-benefício, vendeu a Build Up, empresa especializada no processamento de folha de pagamento, para a TCI. É o segundo negócio do qual a multinacional francesa se desfez este ano. O primeiro foi a corretora de seguros e consultoria de benefícios Ticket Seg, vendida para a Aon Consultingem março. Com os dois movimentos, previstos num plano estratégico desenhado no fim de 2008, a Edenred (ex-Accor Services) concentra-se mais em suas atividades principais: os cartões pré-pagos de benefícios e as ferramentas de marketing de relacionamento, como a operação de programas de fidelidade como o Multiplus, da TAM.

Ao mesmo tempo, trabalha na diversificação de produtos para diminuir o peso do Ticket Refeição e do Ticket Alimentação nas vendas. Hoje, os dois representam 75% do faturamento e a meta é que essa fatia caia para 50% em 2016. "Mas sem perder participação de mercado", diz Oswaldo Melantonio Filho, presidente da Endered no Brasil. Para que isso aconteça, a receita como um todo tem de crescer. Este ano, a expansão do emprego com carteira assinada no Brasil - alavanca fundamental para a área de benefícios corporativos - puxou, ao lado da Venezuela, as vendas do grupo na América Latina.

Até setembro, a receita operacional aumentou 12,6% na região, contribuindo com €258 milhões para a receita mundial de €687 milhões no período (alta de 5,9% sobre os nove primeiros meses de 2009). Há seis anos, a operação brasileira é a maior entre os 40 países em que o grupo atua, seguida por Itália e França. A expectativa é que 2011 seja um ano bom para a filial, mas com taxas de crescimento menos expressivas. "Este ano tivemos 2,5 milhões de novos postos de trabalho no Brasil, para o ano que vem prevemos 1 milhão", afirma Melantonio. Para sustentar a expansão, o executivo investe cerca de R$ 30 milhões (US$ 17,7 milhões) por ano em marketing e tecnologia.