29/12/09 10h04

Economia dá novo ânimo à Baixada em 2010

DCI

As prefeituras das oito cidades da Baixada Santista destacaram, em entrevista ao DCI, os setores que tiveram melhor desempenho em sua economia este ano. Segundo apontaram, a construção civil, o comércio e a prestação de serviços foram as atividades que puxaram o crescimento econômico da Baixada em 2009. Durante as entrevistas todas as prefeituras se disseram otimistas para o ano de 2010, principalmente sobre as expectativas de investimentos impulsionados pela exploração da camada de pré-sal na Bacia de Santos e pela retomada da economia com a superação da crise financeira internacional.

O Município de Santos, 19ª cidade com maior PIB do País, teve variação positiva no nível de empregabilidade de 2008 para 2009 nos setores de: construção civil, 8,49%; comércio, 2,84%; serviços, 0,54%; e indústria de transformação, 1,83%. O secretário de Planejamento, Bechara Neves, afirmou que Santos já recebe investimentos impulsionados pelo pré-sal. O principal deles é a unidade de negócios da Petrobras em construção. "Santos é procurada por empresas do mundo inteiro e há tendência de consolidação do vetor de energia, que está se fortalecendo", disse Bechara. Com os novos negócios, a prefeitura prevê aumento de 17% da arrecadação.

Resultados semelhantes são encontrados em São Vicente, onde a construção civil e o comércio foram os setores de maior crescimento em 2009 e o pré-sal gera forte expectativa de investimentos em 2010. "Temos 20 grandes empreendimentos em andamento e, com a novidade do pré-sal, 12 grandes empresas ligadas ao setor estudam sua instalação no município", disse o secretário de Negócios Portuários, Fernando Bispo.

São Vicente projeta um crescimento de 5% em sua arrecadação para o ano que vem. Segundo Bispo, a elevação da arrecadação é proveniente da construção de um complexo aeroportuário-industrial em São Vicente e Praia Grande, que somará investimento de R$ 38 bilhões (US$ 22,1 bilhões). A construção civil foi um dos setores que mais se desenvolveram também no Guarujá, segundo a Secretaria de Desenvolvimento. A assessoria de imprensa informou que a pasta espera resultados melhores para a economia em 2010.

O prefeito de Mongaguá, Paulo Wiazowski, afirmou que 2009 viu o setor imobiliário ter crescimento de 20%. A prefeita de Peruíbe, Milena Bargieri, disse que em 2009 o município teve destaque nos setores de turismo e de comércio e serviços. O orçamento para 2010 é de R$ 152 milhões (US$ 88,4 milhões), aumento de 25% em relação ao de 2009.