Ecodesign, a nova moda corporativa
O Estado de S. Paulo - 07/02/2007
O ecodesign, ou design com orientação sustentável, está se tornando um diferencial competitivo para as empresas brasileiras. A ferramenta ajuda as empresas a economizarem matéria-prima, a partir do redesenho dos produtos, e também possibilita melhorias à imagem das empresas em tempos em que o apelo ambiental ganha cada vez mais relevância. O estúdio de design Chelles&Hayashi, de São Paulo, presta consultoria para a fabricante de cosméticos Natura, que tem adotado estratégias como o uso de refis nas embalagens - alguns chegam a consumir até 50% menos matéria-prima que as embalagens convencionais. Também tem adotado materiais menos poluentes, como o Arbofill, uma mistura de plástico com lignina (de origem vegetal), nas embalagens das linhas de maquiagem. Outra preocupação dos clientes é com o uso mais racional de água. A empresa de design desenvolveu também a lavadora de roupas Superpop, para a Mueller Eletrodomésticos, que possibilita maior economia de água e sabão no processo de lavagem.