20/03/18 12h13

Eadi Aurora movimentou 32 mil toneladas de carga

Jornal Cruzeiro do Sul

Ao longo de 2017, a Estação Aduaneira do Interior em Sorocaba (Eadi Aurora) movimentou 32 mil toneladas de carga. As operações de importação, segundo o gerente executivo comercial Henrique Debiazi, atingiram a marca de US$ 640 milhões no ano passado, enquanto as exportações somaram R$ 435 milhões. Nos dois primeiros meses de 2018, passaram pela aduana cargas de importação no valor de US$ 105 milhões. No total de produtos que foram para o mercado externo, as transações somam R$ 116 milhões.

A Eadi Aurora recebeu nota máxima em avaliação de usuários sobre os serviços do recinto alfandegado. Semestralmente a Receita Federal aplica um questionário de avaliação, com participação dos operadores do porto seco, localizado às margens da rodovia José Ermírio de Moraes, a Castelinho.

Participam regularmente despachantes aduaneiros, agentes de carga, transportadoras e embarcadores, que avaliam as operações logísticas do local, como explica Élson Isayama, vice-presidente do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo (Sindasp). "Temos reuniões mensais com o objetivo de corrigir e de se antecipar aos eventuais problemas e propor soluções em conjunto com a cadeia logística que realiza suas operações na Aurora. E isso tem funcionado, como mostra esse último resultado", diz Isayama.

Debiazi atribui o bom resultado ao atendimento para diversos segmentos, como saúde humana, saúde animal, automotivo, aviação, alta tecnologia, bens de consumo, industrial, entre outros.

O gerente destaca que todos os profissionais envolvidos na avaliação feita pela Receita Federal participam do processo diário dentro do terminal. A Receita Federal gera os questionários e faz a tabulação dos dados semestralmente. A Eadi Aurora, em 2012, recebeu nota 7,7. Já no último semestre fechado em dezembro de 2017, a nota foi de 9,6.

Segundo ele, "grandes investimentos estão sendo realizados pela empresa para o atendimento dos clientes que conduzem suas operações sob Vigilância Sanitária (Anvisa)." Entre as benfeitorias, o executivo destaca a ampliação, em 2017, da área com controle de temperatura e, já neste início de 2018, uma nova obra de expansão da área de armazenagem sob temperatura controlada está sendo finalizada.

Exportação

O gerente da Eadi Aurora observa que embora historicamente os portos secos sempre tiveram um apelo maior com cargas oriundas de importação, a empresa situada em Sorocaba tem feito esforços para reverter este quadro. Este ano foi estabelecida uma parceria com uma indústria do segmento de saúde humana para cargas de exportação, tanto aérea quanto marítima, que serão direcionadas ao terminal sorocabano, diz Debiazi. "Aqui serão conduzidas todas as atividades de preparação das mercadorias para exportação e os procedimentos de despacho aduaneiro, sendo que as cargas chegarão ao seu ponto de embarque 100% prontas", relata.