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E-Bit expande-se pela América Latina

Valor Econômico - 18/06/2008

A empresa de pesquisa e marketing on-line E-Bit prepara-se para dar seu primeiro passo fora do Brasil. Desde janeiro, a companhia tem coletado dados e negociado parcerias com lojas virtuais na Argentina para lançar o primeiro relatório sobre o mercado de comércio eletrônico daquele país no início de 2009. "Planejamos lançar esse produto no México, Chile e Colômbia também, entre fim de 2009 e início de 2010", diz Pedro Guasti, diretor geral da e-Bit. No Brasil, a E-Bit é conhecida pelo relatório sobre o mercado de e-commerce brasileiro WebShoppers - marca que será levada aos outros países da América Latina. Por enquanto, o trabalho tem sido feito pelo escritório da empresa, em São Paulo. Mas o plano para o futuro é ter presença em cada país. Segundo o executivo, o projeto de expansão na América Latina existia desde o nascimento da própria E-Bit, em 2000, mas a bolha da internet, que estourou em 2001, fez com que esses planos fossem adiados. Um ano atrás, quando a E-Bit foi comprada pelo site de pesquisa de preços Buscapé, a idéia voltou para a agenda da companhia. O Buscapé, cujo acionista majoritário é o fundo americano de participações Great Hill Partners, está presente em 17 países. Guasti não revela qual é o investimento para abrir essas novas operações, mas diz que a estratégia da companhia é obter um equilíbrio entre receita e despesa entre dois a três anos. Os negócios fora do Brasil poderão representar entre 20% e 30% do faturamento da e-Bit, diz ele, sem dar um prazo para isso. Atualmente, a E-Bit tem três braços de negócios principais: a venda de espaço publicitário em seu site, a comercialização de relatórios e pesquisas e o serviço de e-mail marketing. Cada um responde por 30% da receita da E-Bit no Brasil. Guasti prevê um crescimento de 30% para a E-Bit neste ano, impulsionada pela própria expansão do mercado de comércio eletrônico no Brasil e por novos produtos, como um relatório sobre o comportamento de busca do internauta dentro de uma loja virtual. "Iremos monitorar os cliques dos usuários dentro dos portais, que podem mostrar vendas não realizadas e indicar um sonho de consumo".