09/04/18 12h21

Duratex retoma produção e recontrata em Itapetininga

Jornal Cruzeiro do Sul

A Duratex anunciou a retomada este mês da produção em Itapetininga, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). A unidade teve as operações paralisadas em 2015 por causa da redução da atividade econômica nos setores de construção civil e mobiliário.

Conforme a empresa, a fábrica voltou a funcionar na última segunda-feira, dia 2 de abril. Inicialmente, 50% da capacidade está sendo utilizada. A empresa priorizou a recontratação de antigos funcionários. Foram chamados 130, que tinham sido demitidos quando a unidade foi desativada. No total, são 270 trabalhadores.

"Em dezembro de 2017, a unidade iniciou o processo seletivo e cerca de 90% dos ex-colaboradores foram recontratados e recolocados", disse Henrique Marcondes, vice-presidente da unidade de negócio madeira da Duratex, em nota.

De acordo com Marcondes, a unidade de negócio madeira da Duratex é estratégica para a companhia. "A retomada de Itapetininga mostra que conseguimos superar um cenário adverso vivido pelo mercado há três anos."

A retomada da produção estava prevista no planejamento estratégico da companhia, que também prevê crescimento nas exportações, e foi impulsionada pelos sinais de melhora da economia brasileira, com "aumento das vendas nos mercados interno e externo", conforme Marcondes.

A fábrica de Itapetininga produz painéis de madeira e é, agora, a mais moderna da empresa. A planta opera no modelo flex, alternando a produção de chapas MDF e MDP, para móveis e construção civil. "A ideia é que, no início, cerca de 50% de sua capacidade de produção seja utilizada. O ritmo para retomada total das operações dependerá das demandas de mercado", informa a empresa.