09/02/11 11h27

DuPont tem preferência em fábricas

Valor Econômico

A americana DuPont tem a preferência para fornecer tintas automotivas para três das quatro novas fábricas de automóveis que entram em operação no país entre 2012 e 2013. De acordo com o gerente-geral das operações da DuPont Performance Coatings Brasil, Antonio Carlos de Oliveira, a empresa é a fornecedora preferencial das unidades da Hyundai em Piracicaba (SP), da Toyota em Sorocaba (SP) e da Honda em Sumaré (SP), que começam a operar entre julho do próximo ano e abril de 2013. "Mundialmente, somos fornecedores importantes para eles. Com essa preferência, devemos ampliar nossa participação no mercado brasileiro", afirma. Hoje, segundo Oliveira, de cada dois carros produzidos no país, um leva tinta da DuPont.

Em 2010, a DuPont registrou vendas globais de US$ 31,5 bilhões, dos quais US$ 3,8 bilhões referentes à divisão de tintas de alta performance, um dos seis principais negócios da companhia. Esse valor embute expansão de 11% na comparação com 2009, com destaque para a evolução das vendas no Brasil e na América Latina. Por aqui, conta Oliveira, a taxa de crescimento foi de 22%. "A introdução de novos produtos e ganho de participação no mercado contribuíram para esse resultado", explica. No Brasil, o faturamento total da DuPont em 2010 totalizou US$ 1,9 bilhão e a área de tintas está entre as três maiores geradoras de receita. "Estamos operando com capacidade plena e, em algumas áreas, adotamos a operação sete dias por semana, 24 horas por dia", afirma Oliveira, referindo-se ao ritmo na unidade de Guarulhos (SP).

Segundo Oliveira, para fazer frente à demanda crescente por tintas automotivas e trazer ao país uma nova tecnologia, que garante maior sustentabilidade ao processo produtivo, serão investidos na fábrica US$ 12 milhões ao longo deste ano. Sem detalhar o volume de produção, o executivo exemplifica que a linha de tintas à base de água será duplicada nos próximos três a cinco anos. "Hoje temos 25% desse mercado, considerando-se o fornecimento a montadoras (OEM) e repintura."

Os planos de investimento para o médio prazo levam em conta a alteração do mapa mundial da indústria automobilística e a relevância crescente que países como China, Brasil e Índia têm para o setor. De acordo com estudo da PwC intitulado "Tendências para o Mercado Automotivo Global", a partir deste ano, a produção de veículos nos países emergentes terá superado a de países desenvolvidos. No Brasil, a demanda doméstica por veículos e comerciais leves alcançará 5,3 milhões em 2015, com crescimento médio de 8,4% ao ano.

A DuPont está atenta às mudanças de hábito do brasileiro. Embora cores sóbrias ainda dominem o gosto de quem compra um carro no país, afirma Oliveira, há indícios de que a paleta está caminhando para a diversificação. "Com cores mais revolucionárias, a Fiat está abrindo um novo mercado", diz. A DuPont tem cerca de 250 cores em seu portfólio.