DuPont quer fábrica para atender pré-sal
Folha de S. Paulo
A DuPont, a terceira maior fabricante norte-americana de produtos químicos, deverá construir uma fábrica no Brasil que fornecerá os produtos químicos utilizados pelas empresas de combustíveis na prospecção de petróleo e gás natural. A demanda por revestimentos para tubulações disparará no Brasil quando a Petrobras explorar as reservas do pré-sal, segundo Eduardo Wanick, principal executivo da divisão da DuPont para a América Latina, em entrevista concedida ontem no Chile.
A DuPont, sediada no Estado de Delaware, nos Estados Unidos, "certamente" construirá uma fábrica no Brasil, disse Wanick. "Temos de discutir com a Petrobras qual será a demanda." As empresas de serviços petrolíferos -desde a fornecedora de tubulações Tenaris AS- até a DuPont estão em busca de contratos com a Petrobras, que pretende gastar US$ 174,4 bilhões nos próximos cinco anos -o maior plano de investimentos corporativos do mundo.
Wanick preferiu não revelar qual a quantia que a DuPont terá de investir numa unidade de produção no Brasil. A DuPont produz um epóxi empregado para proteger os poços de petróleo em ambientes de corrosão, em sua fábrica em Veracruz, no México. O epóxi da DuPont evita a formação de buracos em poços nas prospecções em águas profundas, segundo o site da empresa.