03/07/23 14h37

Duas em 10 cargas do país estão em São Paulo

Monitor Mercantil

O Estado de São Paulo mantém sua posição como o principal centro de transporte rodoviário de cargas do país. De acordo com levantamento da plataforma Fretebras, do Grupo Frete.com, de todo o volume de fretes registrados na plataforma em 2023, cerca de 20% têm origem ou destino no estado paulista.

Entre os diferentes tipos de cargas transportadas, o setor agrícola se destaca como o principal contribuinte dos fretes com destino a São Paulo, representando 30% das cargas. Já em relação às originadas no estado, 37% são compostas por produtos industrializados.

Dados também mostram crescimento de 57% no volume de fretes no 1° trimestre deste ano na comparação com igual período de 2022. O movimento foi puxado em grande parte pelo Rio Grande do Sul, onde a expansão atingiu 70%. Em relação ao preço médio do frete por tonelada do trigo, a plataforma também registrou alta de 25% no período.

Outro fator que influencia no preço do frete é o diesel. Mas, com as recentes quedas, o insumo está com um valor somente 5% mais alto no primeiro trimestre deste ano comparado com o mesmo período do ano passado, enquanto o preço do frete do trigo por tonelada aumentou 25%, cinco vezes mais. Isso reforça o aumento expressivo de oferta versus demanda do produto e traz uma boa notícia para os motoristas, que passam a trabalhar com margens melhores nos fretes que realizam.

Quanto aos estados produtores, o Rio Grande do Sul obteve a sua maior safra. A área cultivada do trigo foi a maior em 42 anos, segundo a Emater. Já o Paraná sofreu com excesso de chuvas e foi passado em volume produtivo pelo Rio Grande do Sul. Mesmo assim, o Brasil atingiu uma produção 24% maior em relação à temporada anterior, de acordo com a Embrapa Trigo. Esse aumento reflete-se diretamente no transporte de cargas rodoviário, pois é necessário um volume maior de caminhoneiros para escoar a produção.

Segundo a consultoria StoneX, as projeções para a próxima safra do trigo são de 11,3 milhões de toneladas produzidas, cerca de 3% a mais em relação à temporada passada.

Fonte: https://monitormercantil.com.br/duas-em-10-cargas-do-pais-estao-em-sao-paulo/