23/11/09 11h44

Drogasil supera metas e planeja abrir 40 lojas

DCI

As grandes redes de farmácias passaram ao largo da crise econômica, que pareceu até favorecer o segmento, pois há redes com planos de ampliar a disputa a mercados regionais e aumentar investimentos em 2010, como a empresa Drogasil, que deve fechar o ano com um crescimento maior do que o previsto inicialmente. A meta era crescer 26%, mas de janeiro a setembro já teve alta de 34,9% sobre o mesmo período de 2008. Além disso, deve abrir mais 40 unidades em 2010, com um investimento de quase R$ 45 milhões (US$ 26,2 milhões), frente a cerca de 35 lojas que devem ser abertas este ano.

De acordo com Cláudio Roberto Ely, CEO e diretor de Relações com Investidores da rede, o orçamento para 2009, que considerou a crise econômica, foi um dos piores que já tiveram, mas logo no primeiro trimestre já mostraram um bom resultado e no último trimestre a alta foi de 37,5%, enquanto o mercado cresceu 12,1%. A expectativa do mercado é que a rede chegue em breve a ter mais de R$ 2 bilhões (US$ 1,2 bilhão) de faturamento, sendo que em 2008 fechou com R$ 1,3 bilhão (US$ 755,8 milhões) de receita bruta e no acumulado do ano, já chegou a R$ 1,2 bilhão (US$ 697,7 milhões).

Para isso, deve levar adiante acelerada expansão orgânica, mas não descarta aquisições, como fizeram em fevereiro de 2008 em Brasília, com a compra da rede Vison, com 24 lojas na capital do País. Hoje, estão com 278 unidades em São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal e Espírito Santo, sendo que estudam entrar em outros estados. O único estado do sudeste em que ainda não está é o Rio de Janeiro, com concorrentes como a Drogaria Pacheco, considerada a quarta maior do País. A Pacheco entrou em março deste ano na capital paulista, principal mercado da Drogasil, e já possui 21 lojas.