18/07/24 14h15

Drogarias São Paulo e Pacheco adotam prateleira infinita, integram estoques e ampliam vendas

Mercado & Consumo

As Drogarias São Paulo e Pacheco, do Grupo DPSP, implantaram prateleira infinita nas mais de 1.500 lojas do grupo. A solução, em parceria com a Vetx, permitiu integrar os mais de 30 mil produtos do grupo, que vão desde medicamentos e produtos de higiene pessoal até produtos de limpeza e cuidados para a casa.

A ferramenta permite que o vendedor veja, em tempo real, o estoque de todas as lojas físicas da rede, o que minimiza as perdas de vendas por falta de produtos, otimiza os custos logísticos e transformar a experiência do consumidor.

“Na prática, a tecnologia ultrapassa barreiras físicas e otimiza custos operacionais. O estoque integrado permite que o colaborador, na loja física, ou o consumidor, no marketplace das Drogarias Pacheco ou São Paulo, consulte e efetue o pedido de qualquer produto a partir de um estoque único”, disse Leandro Rocha, diretor de Canais Digitais do Grupo DPSP.

Maior integração

Um dos principais desafios no desenvolvimento da solução foi tornar a ferramenta intuitiva e amigável para ser usada pelos mais de 27 mil colaboradores que realizam o gerenciamento de estoque nas lojas físicas.

“Imagine que o consumidor entra em uma loja física em busca de um produto. No entanto, o item não está mais disponível no estoque daquela loja. Sem uma estratégia de integração de todos os estoques, o cliente pode buscar o produto na concorrência, afinal, existem inúmeras alternativas disponíveis atualmente no mercado”, afirma Fábio Schimidt, VP de Solutions Engineering da Vtex.

Vendas online

Rocha destaca que a prateleira infinita possibilitou ampliar o portfólio de produtos no marketplace, com maior oferta de suplementos alimentares e acessórios ortopédicos e hospitalares, o que ampliou as vendas online em mais de R$ 100 milhões ao ano.

“Esses itens exigem um espaço físico maior nas prateleiras das lojas — um desafio que é superado com o marketplace, onde prateleiras físicas viram categorias dentro dos sites”, explicou.

Atualmente, 83% dos pedidos realizados nas drogarias do Grupo são liberados para entrega ao cliente em um prazo de até quatro horas, e cerca de 61% dos pedidos feitos online são retirados pelos clientes diretamente nas lojas físicas. À medida que foi ganhando presença no e-commerce, o Grupo DPSP reduziu em 15% suas despesas operacionais nos últimos quatro anos.

Fonte: https://mercadoeconsumo.com.br/18/07/2024/noticias-varejo/drogarias-sao-paulo-e-pacheco-adotam-prateleira-infinita-integram-estoques-e-ampliam-vendas/