07/08/13 15h22

Dresser-Rand inaugura fábrica de R$ 60 milhões em Santa Bárbara d´Oeste

Um dos maiores fornecedores de soluções em equipamentos rotativos para o mercado de óleo, gás, petroquímicas e processos industriais investiu R$ 60 milhões em nova unidade

O presidente da Investe São Paulo, Luciano Almeida, participou nesta quarta-feira, 7 de agosto, da inauguração oficial da nova fábrica da Dresser-Rand, em Santa Bárbara d´Oeste, localizada a 140 km da capital paulista. A empresa, que investiu R$ 60 milhões na unidade, conta hoje com aproximadamente 150 funcionários.

“O setor de petróleo e gás é estratégico para o Estado de São Paulo. Todo empreendedor que investir neste setor sempre terá nosso apoio tributário, ambiental e infraestrutura, além de localização de áreas para a instalação da futura planta industrial”, afirma Almeida.

A nova planta fornece em todo o Brasil os principais compressores de gás, já empacotados, com diversos tipos de acionamentos mecânicos, que são usualmente instalados em plataformas de petróleo para processar o gás natural proveniente dos campos do pré-sal.

A Dresser-Rand também está capacitada para reparar turbinas a gás do tipo industrial, skids de geradores de energia elétrica acionados por turbinas a gás em plataformas off-shore, assim como os sistemas de cogeração de energia elétrica aplicados tanto no segmento industrial quanto no naval e de óleo e gás.

“Estamos encantados por celebrar a inauguração da nossa nova fábrica em Santa Bárbara d´Oeste. Este é um importante marco para a Dresser-Rand”, destacou o vice-presidente executivo da Dresser-Rand para a área de Soluções Globais, Jerry Walker.

A empresa, que possui capital aberto com ações na Bolsa de Nova Iorque, nos Estados Unidos, fornece globalmente equipamento rotativo, peças e conta com serviços de pós-venda. As operações na fábrica foram iniciadas no final de 2012 e para isso a Dresser-Rand capacitou a mão de obra local, incluindo engenheiros e os colaboradores responsáveis pelo gerenciamento da unidade.

A construção da nova fábrica incorpora elementos de design sustentável, e a empresa está trabalhando para alcançar a certificação LEED, que usa conceitos sustentáveis na construção de estruturas ecologicamente corretas e utilização de processos que respeitam o meio-ambiente, assim como a escolha e uso eficiente de recursos que contemplem o ciclo de vida das edificações.

Participaram também do evento o prefeito de Santa Barbara d´Oeste, Denis Eduardo Andia, o secretário de Desenvolvimento Econômico municipal, Rogério Bosco, autoridades locais, cliente e fornecedores como Petrobrás, Weg e Voith.

Demanda aquecida

Em outubro de 2011, a Dresser-Rand firmou um contrato para fornecer equipamentos de compressão e serviços com valor superior a US$ 700 milhões a TUPI B.V. (Petrobras, 65% - também operadora – Grupo BG, 25%, Petrogal Brasil S.A. – Galp Energia 10%) e GUARÁ B.V. (Petrobras 45% - também operadora – Grupo BG 30% e Repsol-Sinopec 25%).

Os equipamentos, que incluem até 80 trens-compressores DATUM, serão instalados em oito plataformas flutuantes de produção, armazenamento e descarga (FPSO) da Petrobras. Treinamento, serviços de pós-venda e dois contratos de manutenção e serviços de 10 anos também faze parte deste contrato.

Sobre a Dresser-Rand

A Dresser-Rand é um dos maiores fornecedores de soluções em equipamentos rotativos para o mercado mundial de óleo, gás, petroquímicas e processos industriais. A empresa opera fábricas nos Estados Unidos, França, Reino Unido, Espanha, Alemanha, Noruega, Índia e Brasil, e mantém uma rede de 49 centros de apoio e serviços (incluindo 6 centros de engenharia, pesquisa e desenvolvimento) cobrindo mais de 150 países. A Dresser-Rand possui escritórios em Paris, na França, e Houston, nos Estados Unidos.

Sobre a Investe São Paulo

A Investe São Paulo é a porta de entrada das empresas que pretendem se instalar no Estado, além de estimular a expansão de empreendimentos que já estão em São Paulo. A agência, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia fornece, gratuitamente, informações estratégicas que ajudam os investidores a encontrar os melhores locais para os seus negócios e facilita o contato das empresas com órgãos públicos e privados.

Estão ainda entre as atribuições da Investe São Paulo recepcionar delegações estrangeiras, apresentar as oportunidades de investimento no Estado, prospectar novos negócios, disponibilizar informações que contribuam para o desenvolvimento de São Paulo, além de promover a imagem do Estado no Brasil e no exterior como destino de investimentos. Para mais informações, acesse www.investe.sp.gov.br.