31/08/16 17h19

Donos de startups aceleram aprendizado e conexão em bootcamp final

Evento do Programa InovAtiva Brasil reuniu em São Paulo mais de cem empresas iniciantes de todo o país

Agência Sebrae

Muitos sotaques, diversos projetos e um objetivo: ter sua empresa escolhida para receber investimento e decolar. Nesse clima, 119 startups participaram, de sábado (27) a segunda-feira (29), do bootcamp final do primeiro ciclo 2016 do Programa InovAtiva Brasil. Foram três dias de intenso aprendizado em mentorias, dinâmicas, oficinas e, principalmente, de muita conexão e troca de ideias, não só com possíveis investidores como também entre as próprias participantes.

O resultado é que mesmo quem ainda não conseguiu investimentos concluiu o programa repleto de muita bagagem para levar para casa, ou melhor, para a sua startup. “O InovAtiva contribuiu muito para abrir portas a parcerias e para aprendermos a vender melhor nosso produto. O bootcamp foi fundamental para fazer conexões”, destaca Leandro Reinaux, que participou do evento com Renato Cruz. Eles são sócios da Even3, de Recife (PE), plataforma para gerenciamento de eventos técnico-científicos.

Assim como a Even3, a EasyCrédito, de Goiânia, está inscrita no Edital Sebrae de Inovação, aberto até 23 de setembro. Marcos Túlio Ramos, um dos cinco sócios da startup goiana, pretende investir no desenvolvimento tecnológico da ferramenta, que conecta aspirantes a crédito com empresas que o concedem, como grandes magazines, para que antes de efetuar a compra o consumidor já saiba se terá seu cadastro aprovado. Ele elogia a qualidade do programa, com cursos e mentorias de alto nível oferecidos sem custo. “O InovAtiva foi uma surpresa positiva, tivemos acesso a conteúdos que ajudam muito a empresa no dia a dia”, comenta ele.

Parceria

Participantes tiveram mentorias, dinâmicas, oficinas e muita troca de ideias com possíveis investidores Participantes tiveram mentorias, dinâmicas, oficinas e muita troca de ideias com possíveis investidores Célio Cabral, gerente de Acesso à Inovação e Tecnologia do Sebrae, avalia que o bootcamp coroa o papel da instituição, que “entrou de cabeça” no InovAtiva Brasil. Para Cabral, a parceria com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) é uma das principais estabelecidas nos últimos anos e enriquece o trabalho do Sebrae. “A metodologia de mentorias usada pelo InovAtiva muda paradigmas. Queremos aumentar e fortalecer o programa, para que se torne perene”, afirma o gerente.

O crescimento do InovAtiva, a qualidade dos participantes e o sucesso do bootcamp, com a maior banca de sua história, foram comemorados por Marcos Vinicius de Souza, secretário de Inovação e Novos Negócios do MDIC. Ao todo, 120 investidores compareceram para conhecer o que as participantes tinham para mostrar. “O engajamento dos mentores, que trabalham de forma voluntária, foi incrível. O InovAtiva faz uma ponte entre grandes empresas e startups que é positiva para todos.”

O mentor Luiz Candreva confirma que, além de orientar o desenvolvimento de empresas iniciantes, aprende com elas. “Em alguns casos, cruzo experiências e até levo soluções para a minha própria empresa”, revela ele, que está em seu terceiro ciclo no InovAtiva e é fundador da ezPark, agência de marketing digital.