Dólar em alta faz exportações aumentarem 33% em Rio Preto
Exportações de produtos de Rio Preto registram alta de 33% nos sete primeiros meses do ano, enquanto as importações crescem mais ainda, 54% no mesmo período do ano
Diário da RegiãoO volume de exportações de produtos rio-pretenses para o mercado externo registrou um crescimento de 33% nos sete primeiros meses de 2021 em comparação com o mesmo período do ano passado. Entre janeiro e julho, as vendas totalizaram US$ 14,8 milhões, contra US$ 11,1 milhões de igual período no ano passado.
No mês passado, o município vendeu U$S 2,5 milhões. Com esse desempenho, Rio Preto ocupa a 193ª colocação no ranking estadual e a 739ª no País, com uma contribuição discreta, de 0,009% nas exportações brasileiras e de 0,05% no Estado.
Segundo o despachante aduaneiro Paulo Narcizo Rodrigues, houve um movimento de empresas locais que tinham interrompido as vendas para o mercado estrangeiro, mas que voltaram a exportar porque estão conseguindo explorar mercados que eram dominados pela China. “Já temos empresas de região que estão negociando com os Emirados Árabes, fora a presença dos produtos aqui na América Latina”.
No período, o destaque ficou por conta das preparações capilares, com 21% do total, seguido por artigos e aparelhos ortopédicos (12%), miudezas comestíveis de animais (10%), carroçarias para veículos (9,8%) e plantas vivas (8,5%). A lista de países que mais compram das empresas de Rio Preto são Estados Unidos (28%), Chile (10%) e Mianmar (5,9%).
Para Rodrigues, a cotação do dólar em relação à moeda brasileira é o que está atraindo as empresas interessadas em exportar. No início do ano passado, a moeda norte-americana estava abaixo dos R$ 5 até iniciar uma curva ascendente e se estabilizar em alta. Nesta quarta-feira, 12, um dólar americano comercial custava R$ 5,21. Em julho do ano passado, o dólar chegou a variar entre R$ 5,42 e R$ 5,11. “Se não fosse por isso, muitas empresas não teriam interesse em exportar e voltariam suas vendas para o mercado interno, ou mesmo não iniciariam suas produções”.
Importações
Rio Preto importou U$S 78,4 milhões entre janeiro e julho de 2021, volume que já representa quase 90% do total que foi importado no ano passado inteiro. O montante é 54% superior ao registrado no mesmo do ano passado.
O especialista avalia que o aumento nas importações é um sinal da retomada das atividades das empresas locais tanto nas áreas de serviço e comércio, quanto na indústria. “A expectativa é de atingirmos o patamar de R$ 120 milhões de dólares em importações neste ano, já que no final de ano a tendência é de sempre aumentar o volume de importações. A tendência é de voltarmos ao patamar de 2019”.
A predominância das importações é de peixes frescos ou refrigerados, que representam 38% do total. Em seguida, aparecem materiais elétricos, num total de 22%. Preparações e artigos farmacêuticos representam 2,7%. China e Chile dividem a primeira posição entre os países que mais vendem para o mercado rio-pretense com 39% cada.
Estatísticas
Exportações
US$ 14,86 milhões
Ranking estadual 193º lugar
Participação estado 0,05%
Preparações capilares 21%
Artigos e aparelhos ortopédicos 12%
Miudezas comestíveis de animais 10%
Estados Unidos 28%
Chile 10%
Mianmar 5,9%
Importações
US$ 78,47 milhões
Ranking estadual 68º
Participação estado 0,2%
Peixes 38%
Díodos, transístores 22%
Preparações e artigos farmacêuticos 2,7%
China 39%
Chile 39%
Estados Unidos 7,6%
Desempenho positivo
Produtos para preparações capilares são os que mais se destacam entre os artigos exportados de Rio Preto entre janeiro e julho. De acordo com dados do Ministério da Economia, o segmento foi responsável por 21% do que foi vendido, o que representa U$S 3,068 milhões.
A marca Truss Professional é uma das responsáveis pelo desempenho. No primeiro semestre, a empresa já exportou o mesmo volume de toneladas de 2020 para variados locais, incluindo Estados Unidos e países da União Europeia, afirma Manuella Bossa, CEO da marca.
A expectativa é de que o desempenho se consolide ainda mais no segundo semestre, já que muitos países estão adiantados com relação à imunização da população contra a Covid-19. “Isso já está refletindo bastante nos números de embarques já realizados deste primeiro semestre. Estamos em uma curva crescente muito satisfatória e acreditamos na chegada de novos países para o segundo semestre”.
Atualmente, a marca que nasceu em Rio Preto já está presente em 35 países da Europa, nas Américas do Sul, Norte e Central, além da Ásia. “Estamos em forte prospecção para novos mercados, temos presença confirmada como expositores nas feiras mais renomadas”.
Ainda segundo Manuella, mesmo com o declínio acentuado da economia global por conta da pandemia, no ano passado o desempenho da empresa, de forma geral, foi positivo. “Conseguimos isso graças ao nosso portfólio de produtos muito equilibrado, com inovações bem-sucedidas e solidez financeira, bem como ao compromisso excepcional de toda nossa rede em todo o mundo”. (FN)