Docas elabora nova política ambiental do cais santista
O princípio passa a ser referência para o desenvolvimento sustentável da empresa
A TribunaO Porto de Santos tem, agora, uma nova política de gestão de ambiental. Ela foi criada pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) e trata-se de uma das principais etapas da implantação do Sistema de Gestão Ambiental (SGA). O objetivo é garantir a certificação internacional ISO 14.001, uma exigência legal.
A expectativa é de que o cais santista garanta bons índices de Desempenho Ambiental da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), reforçando seu papel de referência no setor portuário. Essa política passa a ser a referência da empresa para o desenvolvimento sustentável e para suas atividades.
Com a política ambiental, o objetivo é a eficiência na prestação de serviços, a partir do princípio da conservação e do controle ambiental. Além disso, a prevenção da poluição em todas as suas formas e o cuidado com o patrimônio histórico e cultural da região passam a ter maior atenção, assim como o estimulo à inovação tecnológica na busca de oportunidades para o crescimento dos negócios do Porto de Santos.
A política ambiental foi instituída através da resolução nº 174 de 2016. A partir de agora, a Docas será responsável por promover ações de conscientização e treinamento nas unidades administrativas da empresa. A ideia é transmitir o conteúdo da política ambiental e do sistema de gestão aos colaboradores.