Do shopping para o mar
Folha de S. PauloA Vivenda do Camarão, rede de restaurantes de shoppings, projeta ter 300 pontos de venda de frutos do mar congelados até 2017.
Após adquirir um frigorífico no Ceará, a empresa passa a priorizar o comércio do camarão pela internet, e não mais a abertura de novos restaurantes.
"Buscamos cortar custos ao eliminar os shopping centers, que são os intermediários, e vender direto ao consumidor", afirma o sócio Fernando Perri.
"É um modelo que nos permite chegar a cidades com 20 mil habitantes, e não apenas nas com mais de 350 mil, que têm um centro de compras."
A companhia captura os camarões no Ceará e os processa em sua fábrica em Cotia (SP). A entrega dos pedidos na casa do consumidor final será feita, a partir de janeiro, pelos microfranqueados.
O projeto começará a ser desenvolvido com dez parceiros. "Testaremos com eles por três meses para depois ampliarmos o negócio. A meta é ter 300 dentro de dois anos", acrescenta o empresário.
A abertura de novos restaurantes, porém, não será interrompida. "Não estamos parando, só diminuindo o ritmo." Em 2016, deverão ser 15 novos pontos.
R$ 200 milhões
deverá ser o faturamento da rede neste ano
1.700
são os funcionários
170
são as lojas, sendo 120 delas próprias