05/06/12 12h09

Do Lego ao pescado, M. Cassab reúne tudo em um único lugar

Brasil Econômico

Grupo investe R$ 80 milhões em novo Centro de Distribuição em Cajamar (SP) que integrará todas as áreas de atuação. Espaço é peça-chave para alcançar R$ 1,5 bilhão de receita até 2014

 

“Estamos onde você menos imagina” é o slogan do grupo M.Cassab, companhia nacional com receita de R$ 850 milhões em 2011. E a frase é realmente verdadeira. O nome da empresa não é conhecido do grande público, mas os produtos que distribui no Brasil com certeza são, como os brinquedos Lego. Além das famosas peças coloridas de montar, as áreas de atuação da companhia vão desde varejo (são donos da Spicy, de utilidades domésticas), até suplementos alimentares, passando por química industrial. A novidade, agora, é a união de todos os segmentos em um centro de distribuição único, com investimento de R$ 80 milhões.

“Ficaremos melhor posicionados, próximos ao Rodoanel, e não dentro da cidade", diz Gustavo Dosualdo, diretor da divisão que engloba os setores de alimentação, farmacêutico e de cosméticos, em entrevista exclusiva ao BRASIL ECONÔMICO.

O espaço, que fica em Cajamar (SP), na rodovia Anhanguera, deve ficar pronto em 2014. A construção se tornou necessária para gerar sinergia, alinhada ao crescimento do grupo, que agregou novas áreas de atuação com o decorrer dos anos. Além disso, no último ano as medidas para restrição da circulação de caminhões dentro da metrópole aumentaram em até 30% os custos logísticos da M.Cassab.

A empresa espera que a abertura do centro ajude a alcançar crescimento de 30% em 2014 e, assim, atingir receita de mais de R$ 1,5 bilhão. Em 2012 e 2013 o aumento deve ser de 20%, de acordo com Dosualdo.

A divisão comandada pelo executivo, recém-criada, também faz parte dos planos de integração entre os diferentes segmentos da M.Cassab. Até hoje as três áreas atuavam de forma mais independente e a venda de suplementos nutricionais fabricados pela companhia estava restrita as empresas do setor de alimentos.

Agora a M.Cassab quer vender este tipo de produto também para empresas de cosméticos e farmacêuticas.

A M.Cassab tem entre seus clientes as principais fabricantes de genéricos do país, como EMS e Medley, pois é fornecedora de princípio ativo de medicamentos.

E esta atuação também passa por um processo de mudança. Com a aquisição da importadora Barrera Pharma, em 2011, a empresa saiu do campo das “commodities” do setor (medicamentos com patente vencida há muito tempo) para mirar em fórmulas novas, que permitem maiores margens.

Com essa estratégia, o setor deve gerar receita de R$ 70 milhões em 2012, crescimento de mais de 40% no ano.