Distribuidoras já travam disputa pelo biodiesel
Valor Econômico - 20/12/2006
As grandes distribuidoras já vendem o biodiesel e reforçam seus investimentos para ganhar uma fatia maior do mercado, em uma disputa que vai se acirrar quando a lei que torna obrigatória a mistura de 2% de biodiesel ao óleo diesel entrar em vigor, dentro de um ano. Até agora, as empresas aplicaram US$ 100 milhões no negócio. A BR Distribuidora, controlada pela Petrobras, lucrou com aposta de sair na frente com a oferta do produto - vende o B2, mistura de 2% de biodiesel no diesel desde maio. A BR, que coloca o combustível em 3,6 mil postos, também fechou contrato com a Viação Itaim Paulista (VIP), que opera 1.880 ônibus em São Paulo, para fornecer 6 milhões de litros por mês do B30 (30% de biodiesel, 8% de álcool e 62% de diesel), produto desenvolvido a pedido da VIP. A Shell estreou no mercado do B2 em setembro, levando o biodiesel a cem grandes clientes e 135 postos da rede. A AleSat, com 1,1 mil postos, decidiu fabricar o biodiesel. Investirá US$ 60 milhões na construção de uma usina no Centro-Oeste, com capacidade para 114 milhões de litros por ano. Em dezembro, a Ipiranga passou a distribuir o B2 em Goiânia (GO) e para cem clientes corporativos. A Manguinhos anunciou investimento de US$ 10 milhões para iniciar a venda do B2 neste mês.