19/10/07 11h48

Distribuidoras diversificam negócios

Gazeta Mercantil - 19/10/2007

Disposta a diversificar os negócios e fidelizar uma clientela muitas vezes carente de novos serviços, as distribuidoras de energia do Rio de Janeiro e de São Paulo começaram vender algo mais do que energia. Tendência mundial já adotada em países como Chile, Colômbia e Peru, a venda de produtos como seguros, eletrodomésticos e chuveiros para os clientes cativos já representa 5% do faturamento bruto da Ampla, controlada pela espanhola Endesa, que abastece 73% do território fluminense. A próxima da fila é a Light, que atende a 31 municípios fluminenses, incluindo a capital.. Em São Paulo, a Eletropaulo, maior distribuidora de energia do País, com 5,6 milhões de clientes, é uma das pioneiras em oferecer produtos além da energia elétrica. "Começamos a oferecer um pacote de seguros a partir de 2002 e hoje temos uma base de clientes superior a 350 mil", afirma Max Xavier Lins, diretor de clientes corporativos da Eletropaulo. A distribuidora paulista oferece basicamente seguro de vida, financeiro (perda de empregos e renda), residencial (incêndio ou explosão), além de dar descontos na compra de medicamentos.