15/08/09 11h09

Dirigente da GM diz que marca irá buscar liderança no Brasil

Folha de S. Paulo

Com investimento de US$ 1 bilhão já autorizado pela matriz para o desenvolvimento de novos produtos e expansão da fábrica de Gravataí (RS), além de quatro lançamentos previstos para o ano que vem, a General Motors vê a chance de ampliar sua participação de mercado e buscar a liderança no Brasil. O vice-presidente de Operações Internacionais da GM, Nick Reilly, disse que a montadora precisa aumentar sua importância no Brasil e outros mercados emergentes.

"Temos um programa de lançamentos interessantes no Brasil nos próximos anos e uma rede de concessionários muito forte. Com essa combinação, temos a possibilidade de aumentar nosso market share e até tomar a liderança. Temos essa chance no Brasil", afirmou Reilly. A GM encerrou o mês de julho com 20,91% de participação de mercado no Brasil, de acordo com dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). É a terceira maior montadora, atrás de Volkswagen e Fiat.

Segundo Reilly, as operações fora dos Estados Unidos, que hoje respondem por 65% do faturamento da empresa, devem ganhar mais importância. "Esse percentual deve cair um pouco à medida que a economia dos Estados Unidos comece a se recuperar. Mas a tendência é que depois aumente." Para ele, as operações no Brasil devem também se voltar mais para o mercado externo. Atualmente, 10% da produção da montadora se destina à exportação.