13/05/10 11h14

Diretoria da Kraft vai se mudar para São Paulo

Valor Econômico

Dez anos depois de anunciar a transferência de sua sede e sua equipe de São Paulo para Curitiba, a Kraft Foods Brasil está fazendo agora o caminho contrário. Uma das primeiras decisões tomadas no país após a compra mundial da Cadbury e a nomeação do executivo Marcos Grasso para o comando da operação brasileira foi a transferência da diretoria da capital paranaense para São Paulo, a partir de janeiro de 2011.

Antes de optar pela mudança, a direção da multinacional analisou três possibilidades: ficar com escritório apenas em Curitiba, ter escritório apenas em São Paulo ou manter escritório nas duas cidades. A última opção foi a escolhida. O líder de integração da Kraft e da Cadbury no Brasil, Romeo Lacerda Neto, que também é diretor da categoria de chocolates e biscoitos, diz que ainda não foi definido o local da sede jurídica da companhia.

Segundo ele, o tamanho do escritório será o mesmo nas duas cidades. Em Curitiba, a Kraft deverá continuar usando o mesmo espaço que possui hoje e nele ficará, por exemplo, parte da equipe de recursos humanos e da área de desenvolvimento de produtos. Mas há dúvidas se o imóvel que era usado apenas pela Cadbury em São Paulo terá condições de absorver os empregados que serão transferidos para ele. "Pode ser que seja necessário mais espaço, talvez no mesmo edifício ou em outro", comenta o diretor de assuntos corporativos, Fabio Acerbi.

Grasso, que já presidiu a Cadbury no Brasil e desde 2007 comandava as operações da fabricante de confeitos britânica na América do Sul, hoje se divide entre as duas capitais, mas seu escritório oficial ficará em São Paulo. Acerbi e Lacerda Neto trabalham em Curitiba e terão de mudar de cidade. "Parte do negócio vai para São Paulo porque é onde estão nossos principais clientes", argumenta o líder de integração. Segundo ele, faz mais sentido as áreas de marketing e vendas ficarem em São Paulo, onde estão institutos de pesquisa e agências de propaganda. "Quando queríamos falar com eles, tínhamos de pegar avião." Outro ponto que teria pesado para concentrar os 13 diretores da empresa na capital paulista é o fato de que, com a Cadbury, a Kraft passou a ter unidade em Bauru (SP) e ela já tinha uma em Piracicaba (SP) e está construindo fábrica em Vitória de Santo Antão (PE).

"A integração está avançando, cada área fazendo a lição de casa para ver como fica", conta Lacerda Neto. O processo começou há três meses e, de acordo com a direção, a intenção é aproveitar o que as empresas têm de bom. "Vimos que a Cadbury tem força no pequeno varejo", comenta o executivo. A Kraft é mais forte nos supermercados. Para discutir aspectos culturais de cada equipe estão sendo realizadas conversas em grupos três a quatro vezes por semana. Lacerda Neto diz que o Brasil está à frente no processo e será usado "o tempo adequado para fazer uma integração de alto nível".