29/06/11 18h12

Diretor da Investe SP apresenta oportunidades de investimento no Estado à autoridades holandesas

Encontro entre o vice-governador do Estado, Guilherme Afif, e o prefeito de Roterdã, Ahmed Aboutaleb, teve como objetivo estreitar a cooperação entre São Paulo e a cidade holandesa

Em reunião, realizada no dia 29 de junho, no Palácio dos Bandeirantes, o diretor da Investe São Paulo, Hans Schaeffer, apresentou a infraestrutura de São Paulo, suas vantagens competitivas e as oportunidades de investimento em parcerias público-privadas à comitiva holandesa composta pelo prefeito de Roterdã, Ahmed Aboutaleb, pelo embaixador da Holanda no Brasil, Kees Rade, pelo cônsul geral da Holanda no Brasil, Lous Piet e pelo diretor internacional do Porto de Roterdã, Roger Clasquin.

Também participaram da reunião o diretor presidente da Companhia Docas de São Sebastião, Casemiro Tércio e o assessor especial para assuntos internacionais, Rodrigo Tavares. Tércio, falou sobre a atual infraestrutura do porto de São Sebastião, que se encontra na terceira melhor região portuária do mundo e detalhou aos visitantes o projeto do Governo do Estado para ampliação do porto. Clasquin, mostrou a estrutura do porto holandês e destacou pontos de sinergia entre os portos paulistas e o porto holandês.

O porto de Roterdã é o maior europeu, sendo o mais importante da Europa para o Brasil. Em 2009, o Brasil respondeu por 55% do volume total transportado entre o porto holandês e a América do Sul. O porto conta com tecnologia altamente avançada, a entrada e saída de navios é controlada por satélite enquanto nos portos brasileiros isso é feito por radar. O intercâmbio tecnológico é uma das propostas de cooperação que foram discutidas durante a reunião.