22/09/11 18h01

Diretor da Investe São Paulo faz palestra em lançamento de cursos no Vale do Paraíba

Lorena, município a 190 km de São Paulo, terá seis novos cursos de engenharia e tecnologia a partir de 2012

O Diretor da Investe São Paulo, Hans Schaeffer, esteve na noite desta quarta-feira, 21 de setembro, no município de Lorena, a 190 km da capital, para proferir a palestra “Crescimento Econômico do Vale do Paraíba: uma visão de futuro” durante o evento de lançamento dos novos cursos de engenharia e tecnologia do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal). Ao todo, seis novos cursos serão abertos em 2012: Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos e Curso Superior de Tecnologia em Logística.

A decisão de oferecer esses cursos, segundo o Unisal, aconteceu após uma profunda análise da realidade da região, embasada em informações obtidas junto a lideranças políticas e econômicas e em pesquisas sobre o Vale do Paraíba. O Unisal possui hoje quatro unidades no Estado de São Paulo, localizadas em Americana, onde está a sede, Lorena, Campinas e São Paulo. No final de 2010, a instituição contabilizava 7,1 mil alunos matriculados em cursos de graduação e 2,3 mil em cursos de pós-graduação lato e stricto sensu.

Na palestra, Schaeffer destacou a importância da educação para a atratividade e competitividade municipal e regional. “Os cursos de engenharia escolhidos estão perfeitamente alinhados com os principais setores estratégicos para o desenvolvimento da região e do Estado de São Paulo”, afirmou.

Ele ressaltou também que, para alavancar o empreendedorismo e a inovação vinculada à educação superior, a Investe São Paulo vai contribuir para que o Unisal estabeleça contato com as demais instituições de ensino superior da região e com áreas da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia responsáveis por cuidar dessas temáticas.

Compareceram ao evento mais de 200 convidados, entre eles empresários, gestores, educadores, autoridades políticas e jornalistas da região.