18/03/11 15h55

Diretor da Investe São Paulo apresenta o Estado a 100 empresários chineses da cidade de Foshan

Evento entre empresários paulistas e chineses da cidades de Foshan organizado em conjunto com a câmara de comércio de São Paulo contou com a participação do diretor da Investe SP

Pelo terceiro ano consecutivo foi realizado na capital paulista encontro de negócios entre empresários chineses e brasileiros. O evento contou com a participação de 370 pessoas, 100 delas vindas da China para representar empresas de diversos segmentos como: Midea Group e Coagent Eletronics (eletrodomésticos), Hengwey Automobile e Nanhai Yanbu Lianyi (automotivo) e Guangdong Eagle Brand Ceramic (materiais para construção).

Estavam presentes no evento diversas autoridades chinesas e brasileiras, entre elas, a cônsul geral adjunta da República Popular da China em São Paulo, Hu Ying, o vice-prefeito de Foshan, Li Zifu, o diretor da Investe São Paulo, Sérgio Costa e o secretário municipal de Relações Internacionais de São Paulo, Alfredo Cotait Neto.

Costa apresentou aos empresários chineses e brasileiros informações sobre a relação econômica e comercial sino-brasileira. Destacou o crescimento do intercâmbio entre os dois países e a importância dessa interação mostrando que, no ano de 2010, a China foi o país que mais importou e mais investiu no Brasil.

O diretor da agência paulista mostrou oportunidades de investimentos estrangeiros em projetos do governo paulista nas áreas de infraestrutura, saneamento e habitação, que deveram ser executadas por meio de parcerias público-privadas e concessões. Além disso, falou sobre quais projetos deverão ser executados até 2014, quando São Paulo será uma das sedes da Copa do Mundo.

Finalizando sua apresentação, Costa exibiu dois casos de sucesso de empresas chinesas que se instalarão em São Paulo e que tiveram suporte da Investe São Paulo. A Chery Automobile Co. que construirá uma fábrica na cidade de Jacareí, cujo investimento total será de US$ 400 milhões e gerará aproximadamente 3 mil empregos. E a Sany Heavy Industry que anunciou um investimento de US$ 200 milhões na implementação de uma nova fábrica no Estado de São Paulo, gerando mil empregos diretos.

O vice-prefeito de Foshan disse que o volume das transações entre a cidade e o Brasil, em 2010, foi de U$ 1,1 bilhão, o que representou um aumento de mais 80% em relação à 2009. Zifu também falou que nas Olimpíadas de 2008, em Pequim, a maior parte dos materiais cerâmicos utilizados nas construções foram produzidos em Foshan, que é conhecida como a capital da cerâmica. Por isso ele acredita que a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 são grandes oportunidades para empresas de Foshan realizarem negócios no Brasil. Outros setores de destaque na cidade são os de eletroeletrônicos, indústria de equipamentos e metalurgia.

Segundo a cônsul geral adjunta, a cidade de Foshan possui uma localização geográfica privilegiada, pois fica próxima à Hong Kong, à Macau e à Cantão. “A infraestrutura da região é muito desenvolvida, isso torna a cidade muito ativa e facilita o intercâmbio comercial”, afirmou. Ying disse ainda que existe um incentivo para que empresas chinesas venham para Brasil e que empresas brasileiras que queiram ir para Fosham serão bem recebidas, já que existem complementaridades econômicas entre os dois países.

Para o secretário municipal, Alfredo Cotait, os paulistas devem ter iniciativas como as dos chineses. “Eles tiveram uma atitude proativa e buscaram a relação com a cidade de São Paulo. Agora é o momento de empresários paulistas irem a Foshan”, disse. Cotait informou que existe a intenção de montar uma comitiva de empresários paulistas para visitar a cidade chinesa ainda este ano.

Ao final do evento houve uma rodada de negócios para o estabelecimento de contato entre os empresários chineses e brasileiros.