11/05/12 14h32

Dieese aponta alta no emprego em Taubaté

O Vale

Geração de vagas no setor metalúrgico, principalmente automotivo, cresce 177% no 1º trimestre

Levantamento divulgado ontem pela direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté revela que o volume de empregos do setor industrial aumentou 177% na cidade no primeiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2011.
O balanço aponta que foram criados 640 postos de trabalho, entre janeiro e março deste ano, somente na indústria metalúrgica.
O maior avanço em 2012 foi registrado no mês de janeiro, quando houve 310 contratações --em 2011, foram 148 no mesmo mês.
A pesquisa foi realizada pela subseção do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos) de Taubaté.

Empregos. Segundo o levantamento do Dieese, a Ford foi a empresa que mais contratou este ano. Foram 391 novos postos de trabalho, o que corresponde a 61,1% do total de empregos gerados pela indústria em Taubaté no trimestre.
O maior volume de contratações (372) ocorreu nos meses de janeiro e fevereiro.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Isaac do Carmo, essa ampliação de vagas é resultado da decisão da empresa em direcionar investimentos para a produção do motor Sigma.
“Fizemos um acordo entre os trabalhadores e a empresa no último trimestre de 2012 que garantiu investimentos na planta de Taubaté”, afirmou o sindicalista.

Demissões. A pesquisa revela que o número de demissões também registrou queda em fevereiro e março deste ano.
Em fevereiro, houve 90 desligamentos, número 30,8% menor que o verificado no mês em 2011 (foram 130 saídas de funcionários).
Em março do ano passado, foram registrados 105 desligamentos. Já este ano, foram apenas 22, índice 82,7% menor.

Autopeças. De acordo com o presidente do sindicato, além das montadoras, o setor de autopeças puxou a elevação da taxa de empregos.
“Tivemos um bom desempenho de empresas de autopeças como a Autoliv e a Mubea, que atendem à demanda das montadoras”, disse ele.
Segundo a pesquisa do Dieese, a Autoliv realizou 52 contratações no primeiro trimestre de 2011. Este ano, foram 86.
Isaac também ressaltou que a Alston apresenta um diagnóstico positivo de crescimento. “Investimentos em hidrelétricas como de Belo Monte (Pará) e Jirau (Rondônia) movimentam a empresa, que fornece componentes para as usinas”, disse ele.

Expectativa. O diretor do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) em Taubaté, Fábio Duarte, disse que a previsão é que o ano apresente resultado positivo na geração de empregos.
“Nos primeiros meses o crescimento foi maior, para abril ainda não temos dados consolidados, mas deverá haver um equilíbrio. Até o final do ano acreditamos no saldo positivo, porque há previsão de investimentos. A Ford e a Volkswagen já anunciaram aumento de produção, isso gera uma expectativa de crescimento”, disse o dirigente.
A direção da Ford anunciou em novembro investimento de R$ 500 milhões na fábrica de motores e transmissões de Taubaté para ampliação da produção.
Em março, a Volks definiu investimento de R$ 8,7 bilhões nas fábricas de Taubaté e São Bernardo do Campo.

Emprego
ampliação
Levantamento do Dieese apontou aumento de 177% na taxa de empregos da indústria em Taubaté no primeiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2011. Foram criados 640 postos de trabalho. O maior avanço foi registrado no mês de janeiro, com 310 contratações

Alta