25/05/23 15h26

Dia da Indústria: Piracicaba cresce em empregos e exportações

Sobre as exportações, o quadrimestre foi positivo na regional do Ciesp: crescimento de 22,6%, passando dos US$ 865,1 milhões do ano passado para os atuais US$ 1.060,6 bilhão

JP O Seu Jornal

Os números de Piracicaba, em termos econômicos, são positivos. Por isso, no Dia da Indústria, comemorado nesta quinta-feira (25), entidades celebram a data com entusiasmo. Não sem aguardar por medidas governamentais urgentes para acelerar a economia.

O JP pediu um levantamento ao Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de SP) Piracicaba. Sobre as exportações, o quadrimestre deste ano foi positivo na regional. Teve um crescimento de 22,6%, passando dos US$ 865,1 milhões do ano passado para os atuais US$ 1.060,6 bilhão. A regional é composta por 8 cidades: Piracicaba, Aguas de S. Pedro, São Pedro, Santa Maria da Serra, Charqueada, Laranjal Paulista, Rio das Pedras e Saltinho. "Os principais produtos exportados foram máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos (63,7%), veículos automóveis, tratores (9%) e bebidas, líquidos alcoólicos e vinagres (6,8%)", explica Homero Scarso, gerente regional. No período analisado, os principais destinos das exportações de Piracicaba foram Estados Unidos (39,7%), México (8,6%) e Países Baixos (Holanda) (4,6%).

Já as importações somaram US$ 951,7 milhões, o que significa uma queda de 4,4% frente ao mesmo período do ano passado, que foi de US$ 995,8 milhões. "Por outro lado, as importações da regional se concentraram em máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos (48,2%), máquinas, aparelhos e materiais elétricos (13,7%) e veículos automóveis, tratores (13,1%). As compras da regional tiveram como principais origens Estados Unidos (32%), Coreia do Sul (23%) e China (11,9%)", detalha Scarso.

Ele aponta que outro ponto importante é a diferença entre exportações de US$ 1.060,6 bilhão menos importações de US$ 951,7 milhões, "resultando num saldo positivo de US$ 108,9 milhões no quadrimestre".

Emprego

Com relação as contratações e desligamentos no período de janeiro a março de 2023, somente de Piracicaba, foi registrado um saldo positivo de 2.527, comparado ao mesmo período de 2022, onde o resultado foi de 2.324 - uma diferença positiva de 203 postos relativos aos setores: Agropecuária, Indústria, Construção, Comércio e Serviços.

Sobre políticas públicas para fomentar a economia, o JP questionou o Ciesp sobre o Arcabouço Fiscal, aprovado na terça-feira (23) pela Câmara dos Deputados. "Com o novo marco fiscal, o governo pretende zerar o déficit público da União em 2024, obter um superávit de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2025 e de 1% em 2026.

Para dar sustentação a esse arcabouço, porém, é preciso encontrar receitas entre R$ 100 bilhões e R$ 150 bilhões. Resumidamente, o marco fiscal limita o crescimento das despesas a 70% da variação da receita federal. Dentro desse percentual, haverá um piso e um teto para o aumento real (descontada a inflação) dos gastos. Esta banda crescimento dos gastos ficará entre 0,6% e 2,5%", avalia Scarso.

O gerente regional cita prudência. "Temos que tomar cuidado para que o setor industrial que já paga impostos demais com relação a outros segmentos, não venha mais uma vez a ser prejudicado; outro ponto importante é uma redução da taxa de juros para poder destravar novos investimentos por parte do empresariado e também para melhorar o poder de compra de boa parte da população que adquire a prazo bens duráveis e outros itens financiados".

Para Scarso, uma "receita básica" deve ser seguida pelo governo federal. "O importante é sempre gastar menos do que se arrecada, embora pareça simples, tem sido um esforço enorme em todas as oportunidades e tentativas de mudanças. Esperamos que mais uma vez possamos estar no melhor caminho, pois o País precisa seguir em frente diante de tantos desafios internos e externos", finaliza.

Fonte: https://sampi.net.br/piracicaba/noticias/2763352/cidade/2023/05/dia-da-industria-piracicaba-cresce-em-empregos-e-exportacoes