29/12/22 10h45

Desenvolvimento Econômico lança serviço de proteção ao CPF

Para evitar fraudes, Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) disponibiliza sistema para bloqueio de dados pessoais pelo portal Redesim

Secretaria de Desenvolvimento Econômico

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), lança nesta quarta-feira (28) o Serviço de Proteção ao CPF (Cadastro da Pessoa Física) com o objetivo de prevenir fraudes. O cidadão pode acessar o Integrador Estadual e solicitar o bloqueio de seus dados pessoais, impedindo, assim, sua utilização indevida por terceiros. O serviço está disponível no Portal Integrador Estadual VRE REDESIM https://vreredesim.sp.gov.br.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Caetano, “a Jucesp dá um importante passo na proteção de dados dos empreendedores de São Paulo. Essa nova possibilidade limita a chance de fraudes e evita que terceiros utilizem de forma má intensionada”.

Para solicitar o bloqueio do CPF, o cidadão deverá pagar uma taxa de R$ 3,77. Essa interrupção no acesso aos dados é válida por um mês, mas pode ser renovada por mais um mês, mediante novo pagamento no mesmo valor, e assim sucessivamente. Não haverá cobrança do serviço para casos em que o cidadão tenha seus documentos roubados, furtados ou extraviados, desde que apresente boletim de ocorrência ou declaração de pobreza.

“A Jucesp, com foco na melhoria contínua da prestação de seus serviços e alinhada com as políticas de desenvolvimento econômico do Estado de São Paulo, proporciona a partir de agora aos empreendedores segurança nos atos a serem registrados na autarquia, oferecendo a possibilidade de bloquear a utilização do CPF para abertura e movimentação de empresas. Esse novo serviço, pioneiro no Brasil, irá prevenir fraudes por meio de um sistema de acesso simples e acessível a todos”, comenta o presidente, Paulo Henrique Schoueri.

O desbloqueio pode ser solicitado a qualquer tempo, de forma gratuita, por meio do canal Fale Conosco do site.

Fonte: https://www.desenvolvimentoeconomico.sp.gov.br/desenvolvimento-economico-lanca-servico-de-protecao-ao-cpf/