11/09/23 14h39

Desempenho de Sorocaba nas exportações cresce 4%

Vendas para o exterior tiveram saldo de US$ 1,52 bilhão em 2023

Cruzeiro do Sul

Sorocaba apresentou desempenho positivo nas exportações em 2023 na comparação com 2022. De janeiro a agosto deste ano, houve aumento de 4,1% em relação ao mesmo período do ano passado. As vendas para o exterior tiveram saldo de US$ 1,52 bilhão (equivalente a R$ 7,56 bilhões) em 2023 ante US$ 1,46 bilhão em 2022, conforme divulgou a Prefeitura de Sorocaba, com base em dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic). As exportações do município representam 3,1% de todo o Estado de São Paulo.

O resultado coloca Sorocaba à frente de cidades de porte semelhante ou maior no Estado de São Paulo, como Campinas (US$ 745,7 milhões), São Caetano do Sul (US$ 642,8 milhões), Jundiaí (US$ 509,7 milhões), Santo André (US$ 314,4 milhões) e Ribeirão Preto (US$ 279,7 milhões), de acordo com a administração municipal.

Os principais produtos exportados por Sorocaba, no período avaliado, continuam sendo automóveis de passageiros e outros veículos (51%); partes e acessórios dos veículos (7,5%) e tratores e máquinas (6,7%). Os países que mais receberam bens produzidos na cidade foram Argentina (4,1%), Colômbia (8,6%), Chile (6,9%) e EUA (6,3%).

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Paulo Henrique Marcelo, cita ações a fim de incentivar investimentos em Sorocaba, como desburocratização e incentivos fiscais, que “refletem nas exportações dos produtos e em todos esses índices econômicos positivos do município”. O prefeito Rodrigo Manga classifica o bom desempenho no comércio exterior como resultado de trabalho conjunto do Poder Público, da iniciativa privada, de profissionais qualificados e empreendedores dispostos a investir em nossa cidade.

Fonte: https://www.jornalcruzeiro.com.br/geral/economia/2023/09/720970-desempenho-de-sorocaba-nas-exportacoes-cresce-4.html