19/05/08 11h44

Desempenho brasileiro impulsiona lucro mundial da Renault, de 8,3%

DCI - 19/05/2008

A Renault alcançou a marca de 228.146 veículos vendidos no mundo todo em abril, 8,3% a mais que no mesmo período do ano passado. A alta das vendas é explicada pela recuperação na Europa, após a queda no primeiro trimestre, e o crescimento dos mercados emergentes. Somente no Brasil, a Renault registrou uma alta recorde de 93% das vendas, totalizando 11.798 veículos licenciados. Na Europa, a montadora teve em abril um bom resultado, particularmente na Alemanha, com uma alta de 27%, acima da evolução do mercado, que foi de 19,5%. Avanços importantes foram feitos em outros mercados dinâmicos, como Holanda (18,4%), Bélgica (54,8%), Suíça (26,2%) e Áustria (14,9%). Nos quatro primeiros meses do ano, os principais mercados para o grupo automobilístico, em termos absolutos, foram França (227.811 veículos), Alemanha (59.070), Espanha (54.266), Itália (49.508), o Reino Unido (48.733), Romênia (36.546), Brasil (26.259), Coréia do Sul (26.222) e Rússia (35.352). Os números expressivos no Brasil, impulsionados principalmente pela ampliação do crédito, alçaram a montadora francesa à quinta posição no ranking de vendas nacionais. O crescimento é mais do que o dobro do registrado pelo setor automotivo, que elevou as vendas em abril em aproximadamente 45% ante o mesmo mês de 2007. No quadrimestre, a Renault acumula no País vendas da ordem de 36.730 unidades, volume 79% superior ao obtido no mesmo período do ano passado (20.566 veículos emplacados). De janeiro a abril deste ano, a participação de mercado cresceu 1,1 ponto percentual em relação ao igual período de 2007, atingindo o patamar de 4,3%. O plano de crescimento da montadora é calcado principalmente no lançamento de novos modelos. O Sandero, que começou a ser comercializado em janeiro de 2008, é o principal responsável pelo recorde em abril. Foram vendidas 4.453 unidades e no acumulado do ano, o veículo soma mais de dez mil unidades emplacadas.