19/07/07 10h25

Desembolsos do BNDES têm aumento de 35,3%

Folha de S. Paulo - 19/07/2007

O aquecimento da economia no primeiro semestre se refletiu nos números do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social): os desembolsos do banco cresceram 35,3% em relação ao mesmo período de 2006, totalizando R$ 24,7 bilhões (US$ 12,8 bilhões). Nos 12 meses encerrados em junho, os desembolsos somaram R$ 58,7 bilhões (US$ 30,5 bilhões), com crescimento de 30% -se aproximando do orçamento traçado para este ano, de R$ 61 bilhões (US$ 31,7 bilhões). Mantido o ritmo, a tendência é o banco superar a meta anual determinada pelo BNDES. O presidente Luciano Coutinho disse que toda a demanda extra por financiamentos será atendida por captações que serão feitas para reforçar o caixa da instituição -cujas principais fontes de recursos são o FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) e o retorno dos empréstimos antigos. Segundo ele, a aceleração dos empréstimos é fruto do aumento do nível de atividade econômica. Empreendimentos previstos no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) também ajudaram a impulsionar os desembolsos do BNDES. O banco destaca os financiamentos a cinco usinas hidrelétricas e a 23 embarcações destinadas à renovação da Transpetro, subsidiária da Petrobras. Segundo o BNDES, os recursos liberados nas áreas de energia elétrica e outros transportes (inclui naval) subiram 50,2% e 145,8%, respectivamente, no semestre. O setor de infra-estrutura levou 30,6% a mais, ou R$ 8,5 bilhões (US$ 4,4 bilhões). A indústria recebeu R$ 11,7 bilhões (US$ 6,08 bilhões), expansão de 32,9% ante o mesmo período de 2006. Na indústria, Coutinho identifica o começo de um "novo ciclo" de financiamentos destinados à construção de novas fábricas -em ramos como automobilístico e açúcar e álcool.