20/08/13 17h41

Desafio INOVA Paula Souza premiará projetos de startups

Concurso distribuirá R$ 90 mil em prêmios para os projetos mais inovadores

As inscrições para o Desafio INOVA Paula Souza terminam no próximo dia 30 de agosto. O objetivo do concurso é fazer com que estudantes de ensino médio à pós-graduação, possam tirar suas ideias do papel e transformá-las em produtos, serviços ou processos reais. Além dos estudantes, funcionários, comunidade externa e professores das Escolas Técnicas (Etec) e Faculdades de Tecnologia (Fatec) podem participar.

“Desenvolvemos esse concurso para descobrir empreendedores que muitas vezes possuem uma ótima ideia, mas não tem a chance de transformar um projeto em um modelo de negócio. Acho que teremos muitas surpresas positivas neste desafio”, afirma o diretor da agência Inova Paula Souza, Oswaldo Massambani.

A ideia é que os trabalhos sejam produzidos no modelo de negócio CANVAS, que são baseados em problemas do cotidiano e trabalhos desenvolvidos durante ou na formação dos cursos acadêmicos. O projeto deve se encaixar em um dos 10 eixos tecnológicos que o desafio engloba e contribuir para o desenvolvimento sustentável.

“A Investe SP está apoiando este projeto porque acredita que a cultura empreendedora é uma das melhores formas de gerar competitividade à economia”, destaca o presidente da Investe SP, Luciano Almeida.

Os prêmios somam um total de R$ 90 mil. Ainda serão entregues medalhas e certificados para todos os participantes. As inscrições devem ser feitas pelo site www.desafioinovapaulasouza.com.br e o resultado dos projetos aprovados para a primeira fase saem no dia 13 de setembro.

Os detalhes do desafio e uma explicação sobre o modelo CANVAS podem ser encontrados no site do concurso.

Seja um investidor e crie sua STARTUP!

Sobre o Canvas

O modelo Canvas é uma ferramenta de gerenciamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes. É um mapa visual pré-formatado contendo nove blocos do modelo de negócios.

O Business Model Canvas será um mapa dos principais itens que irão constituir uma empresa, que deverá estar sempre sendo revisado cada quadrante ao longo do tempo para saber se cada um está sendo bem atendido ou se é necessário fazer alteração em algum deles para se conseguir um melhor resultado. O mapa é um resumo dos pontos chave de um plano de negócio, mas não deixa de excluir um plano de negócio em si, é uma ferramenta menos formal que pode ser utilizada com mais frequência no dia a dia.