08/04/24 14h28

Demanda por carga aérea tem crescimento de 12%

Relatório da IATA divulgou estudo sobre mercados globais do setor

Money Report

A demanda total de carga aérea, medida em toneladas-quilômetros de carga (CTK*), registrou um crescimento de 11,9% em relação aos níveis de fevereiro do ano passado, ou 12,4% para operações internacionais, sendo este o terceiro mês consecutivo de crescimento da demanda. É o que revela relatório divulgado pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA).

Além disso, o estudo mostrou que a capacidade, que é medida em toneladas-quilômetros de carga disponíveis (ACTK), subiu 13,4% em relação a fevereiro de 2023. O documento revelou que parte dessa demanda acompanhou o crescimento nos mercados de passageiros, com um aumento de 29,5% em termos anuais.

Segundo a Associação, entre os fatores que contribuíram para este aumento, estão o o comércio transfronteiriço global, que atingiu 0,9% em janeiro, o Índice de Gestores de Compras (PMI) da produção industrial que subiu 51,2% e a queda da inflação de fevereiro com decréscimo de 2,8% na União Europeia.

O mercado norte-americano teve um o resultado mais fraco, com crescimento de de 4,2%. A Europa registrou a maior demanda, com alta de 39,3%. Já o mercado das empresas aéreas da América Latina e Caribe registaram um crescimento anual de 13,7%.

 

Fonte: https://www.moneyreport.com.br/negocios/demanda-por-carga-aerea-tem-crescimento-de-12/