31/03/16 15h01

Delphi muda unidade de Cotia para Piracicaba e abre 800 postos de trabalho

Jornal de Piracicaba

A empresa Delphi Systems já iniciou as atividades da linha de produção, que foi transferida de Cotia para Piracicaba. A informação é do tesoureiro do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba, Hugo Liva Júnior, que informou que a empresa abriu 800 postos de trabalho com a ampliação das atividades na cidade. “A maioria das contratações será feita em Piracicaba e já começou”, disse.

Em agosto do ano passado, o Jornal de Piracicaba noticiou que, em decorrência da crise no setor industrial, a Delphi trabalhava com a possibilidade de transferir as unidades de Piracicaba para Cotia.

Após negociações com a prefeitura e o sindicato, a empresa fechou acordo para transferência da unidade de Cotia para Piracicaba. “A planta de Cotia, que tinha 900 funcionários, está sendo fechada. Em Piracicaba serão gerados 800 postos de trabalho, sendo que algumas dessas vagas serão preenchidas com funcionários que vão se mudar de Cotia para a cidade. Mas a maioria das contratações será feita em Piracicaba”, afirmou.

Liva Júnior estima que, até o final de abril, toda a planta de Cotia esteja em Piracicaba. “O maquinário já está todo aqui e a produção já começou. A empresa remodelou um prédio desativado para receber a planta de Cotia. Não foi divulgado anteriormente a transferência a pedido da empresa, mas agora já começaram as atividades em Piracicaba”, relatou.

Segundo o tesoureiro do sindicato, Piracicaba passa a produzir a linha diesel, que pertencia a unidade de Cotia. A atual unidade, instalada desde maio de 1991, mantém a produção de bicos injetores, coletores de admissão, bombas de combustível, bobinas de ignição, injetores, galerias de combustível, válvulas de controle de aceleração, sensores, atuadores e módulos de bomba de combustível.

Em novembro do ano passado, a Delphi comemorou a marca de 30 milhões de bicos injetores produzidos em Piracicaba.

Mais vagas — Liva Júnior comemora a geração de empregos com a transferência da Delphi de Cotia para Piracicaba e a abertura de vagas em outras duas empresas. Após um período de demissões na indústria, ele acredita que o setor vai começar a se recuperar. “A Mercedes-Benz inaugurou sua fábrica em Iracemápolis e vai fazer mais contratações. No Parque Automotivo de Piracicaba, a Hanil conseguiu outra linha de produção para fornecer para outras montadoras, por isso vai contratar mais mão de obra”, informou.

Com investimento de R$ 600 milhões, a Mercedes-Benz inaugurou na semana passada sua fábrica em Iracemápolis, que fica a 27 km de Piracicaba. A empresa iniciou a produção do sedã Classe C com um quadro de 600 funcionários, mas a expectativa da montadora alemã é criar cerca de 750 empregos até o fim deste ano. O número pode chegar a mais de 3.000 empregos, considerando as vagas indiretas criadas na região.