28/09/07 14h26

Dell chega ao varejo no Brasil com Wal-Mart

Valor Econômico - 28/09/2007

Os usuários de computador mais experientes sempre souberam que o único caminho para comprar um equipamento da americana Dell era recorrer diretamente à empresa, fosse pelo telefone ou via internet. Foi esse modelo - o da venda direta ao público, sem intermediários - que sempre caracterizou a companhia e a transformou em uma das maiores fabricantes mundiais de PC. Desde ontem, porém, as máquinas da Dell passaram a estar disponíveis em outro lugar no Brasil: nas gôndolas do Wal-Mart. Seguindo um movimento iniciado em outros mercados no exterior, a Dell anunciou um acordo para passar a vender seus micros por meio de um parceiro varejista. A ação, que marca o fim da estratégia de venda exclusivamente direta, começou no Estados Unidos e no Canadá, em maio, e se estendeu à Europa e ao Japão. Na segunda-feira, foi a vez da China, onde a Dell fechou acordo com a Gome, uma varejista chinesa especializada em produtos eletrônicos. Na América Latina, além do Brasil, a Dell também fechou um acordo com o Wal-Mart no México. Mas só no mercado brasileiro as máquinas já estão disponíveis. Os equipamentos só chegam às lojas mexicanas nas próximas semanas. A princípio, serão oferecidos dois modelos da linha Dimension (E520 e E521), cada um com duas configurações disponíveis: uma mais básica, dirigida ao comprador do primeiro PC, e outra voltada ao consumidor que prefere uma máquina mais sofisticada, a um preço mais alto. Os modelos custam entre R$ 1.799 (US$ 920,68) e R$ 2.299 (US$ 1176,56). Ambos são fabricados na fábrica recentemente inaugurada pela Dell em Hortolândia (SP). A fabricante de computadores pretende iniciar nos próximos dias a divulgação de anúncios publicitários sobre a aliança, mas a campanha, que ficará concentrada em jornais e revistas, é reveladora da abordagem que a Dell está dando à sua incursão no varejo. A empresa quer mostrar ao consumidor que as lojas tornaram-se um canal adicional para adquirir seus produtos, mas sem deixar de enfatizar a importância da venda direta para a companhia.