28/06/07 16h53

Deca investe em produto sofisticado

Valor Econômico - 28/06/2007

Otimista com o crescimento do mercado imobiliário brasileiro, a Deca, empresa líder no segmento de louças e metais sanitários, está tirando da gaveta um ambicioso projeto de expansão em sua linha de metais acabados, os produtos com maior valor agregado da empresa. Já no próximo mês a companhia inicia a construção de uma terceira fábrica de metais sanitários em Jundiaí (SP), que deverá ampliar em 35% a capacidade de produção da companhia. Controlada pelo grupo Itaúsa e com faturamento de R$ 650 milhões (US$ 298,6 milhões) em 2006, a Deca vai investir R$ 120 milhões (US$ 62,2 milhões) apenas na linha de metais sanitários - a maior parte desse valor será aplicado na nova unidade produtiva. Outros R$ 80 milhões (US$ 41,5 milhões) estão programados para serem investidos na linha de louças sanitárias nos próximos dois anos. A nova fábrica de Jundiaí, de 20 mil metros quadrados, terá cerca de 80% de sua capacidade produtiva direcionada ao segmento de acabados, como torneiras, misturadores, suportes para sabonetes e outros produtos onde design e materiais nobres são as principais características O desenvolvimento do mercado imobiliário formal, que ganhou corpo nos últimos dois anos com a entrada de várias empresas do setor na bolsa, é uma das apostas da Deca. Não necessariamente por conta das encomendas das incorporadoras, mas sim pelo desejo dos novos moradores em equipar os apartamentos com produtos mais nobres. Para conquistar o consumidor final no ponto de venda, a Deca está investindo em design e, principalmente, em produtos que permitam o uso racional da água.