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De olho no investidor, setor de infra-estrutura vai à publicidade

Gazeta Mercantil - 29/07/2008

Trabalhar a própria marca por meio de campanhas publicitárias deixou de ser premissa apenas de empresas do setor de consumo e serviços. As companhias da área de infra-estrutura, como CCR, Quattor e Eletrobrás, entre outras, também passaram a ser presença constante na mídia ultimamente. Mas o que explica esse movimento? Uma das chaves para entender a tendência é observar a Bolsa de Valores. Em tempos de governança corporativa, cada vez mais é necessário mostrar para os acionistas o que faz a companhia, especialmente suas ações nas áreas de sustentabilidade, defesa do meio ambiente, resultados e compromisso com o desenvolvimento. Uma imagem pública bem avaliada pode influenciar no jogo do mercado de ações. "Somos uma empresa de economia mista, controlada pelo governo e por acionistas privados, que valorizam princípios de governança corporativa. O acionista que ver a marca valorizada", afirma Jorge Eduardo Aboud, gerente da divisão de eventos e publicidade da Eletrobrás. A companhia iniciou a segunda parte de uma campanha para divulgar a importância da empresa como geradora e transmissora de energia. O investimento anual em comunicação institucional para 2008 é de R$ 22 milhões. A empresa responsável pelas campanhas da companhia é a Agência3. Rui Rodrigues, vice-presidente de consultoria da MPM, reforça: "Assim, elas podem se colocar como a melhor opção de investimentos no mercado", completa. A MPM foi responsável por todo o processo de desenvolvimento da comunicação da Quattor. A companhia é resultado da união da Unipar (60%) com a Petrobras (40%). Outra companhia do setor de infra-estrutura presente na mídia é a CCR. A organização controla seis concessionárias de rodovias: AutoBAn (SP), NovaDutra (SP-RJ), RodoNorte (PR), Ponte S.A. (RJ), ViaLagos (RJ) e ViaOeste (SP). "Chegou o momento para nos mostrarmos como uma empresa importante no setor de infra-estrutura de transporte, além de divulgarmos os resultados e os benefícios de nossa administração para o público em geral", afirma o diretor de comunicação e marketing da CCR, Francisco Bulhões. A companhia ganhou recentemente, por meio da Concessionária RodoAnel, a concessão do trecho oeste do Rodoanel Mário Covas. A empresa também assinou, juntamente com o governo do Estado de São Paulo, o contrato da primeira Parceria Pública Privada (PPP) do País: a Linha 4 do Metrô de São Paulo, que será operada e mantida pela ViaQuatro, empresa com quatro sócios internacionais e liderada pela companhia.