De olho em mercado de US$ 2,3 bi, Governo de SP abre inscrições e levará empresas para a Gamescom, maior feira de jogos eletrônicos do mundo
Realizada de 23 a 27 de agosto, na Alemanha, ela será o destino da próxima missão do programa CreativeSP, que projeta mais de R$ 500 milhões em negócios no setor cultural paulista
InvestSP e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São PauloA Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, em parceria com a InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, levará até 10 empresas paulistas para a Gamescom, maior feira do mundo sobre jogos eletrônicos. Ela acontece de 23 a 27 de agosto em Colônia, na Alemanha, e empresas interessadas em participar devem se inscrever pelo site da InvestSP até 19 de julho.
Será a 13ª missão internacional do CreativeSP, programa que busca promover a troca de conhecimento entre empresas do setor de economia criativa, incentivar a geração de negócios e atrair investimento estrangeiro para o Estado. Focado em setores como tecnologia, inovação, entretenimento, cultura, audiovisual e literatura, ele oferece um reembolso máximo de US$ 3 mil em despesas elegíveis, para custear até 50% dos gastos das empresas com a viagem. O programa ainda promove eventos de networking durante as missões e oferece ações de consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-evento.
As 12 missões realizadas até agora contaram com a participação de 103 empresas e a projeção é de R$ 520 milhões em negócios fechados, além da geração de 8 mil empregos no setor cultural paulista. Só as duas missões voltadas para o setor de jogos eletrônicos (para a Gamescom 2022, também na Alemanha, e a Game Developers Conference 2023, nos Estados Unidos) devem movimentar aproximadamente R$ 115 milhões em negócios nos próximos anos.
“Nossa missão é promover a pluralidade cultural como força empreendedora e existem muitas oportunidades no mercado de games, que cresce exponencialmente todos os anos. Pensando em potencializar esse cenário, anunciamos recentemente um investimento de R$ 18 milhões nessa indústria, via Lei Paulo Gustavo, e agora levaremos empresas para a maior feira de jogos eletrônicos do mundo”, afirma a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Marília Marton.
A Prefeitura de São Paulo - por meio da SPcine, SP Negócios e Adesampa - e a Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais (Abragames) serão parceiras do CreativeSP na missão para a Gamescom, que ainda contará com suporte do escritório da InvestSP na Europa, sediado na Alemanha.
“A missão para a Gamescom vai ao encontro de outras ações da InvestSP, que tem trabalhado para incentivar projetos de inovação, ampliar as exportações e atrair investimento estrangeiro para São Paulo. O evento permitirá mostrar o potencial do Estado para o mundo todo, além de fortalecer um setor que ganha cada vez mais peso na economia, promove o desenvolvimento tecnológico e emprega milhares de pessoas, inclusive jovens”, diz o presidente da InvestSP, Rui Gomes.
Mercado de games
Dados da Abragames apontam que os games movimentam por ano cerca de US$ 2,3 bilhões no Brasil, considerado o 10º maior mercado do mundo e referência internacional, uma vez que mais da metade das empresas locais vende seus jogos também no exterior.
Três de cada quatro brasileiros jogam com frequência, boa parte pelo celular. O alto número de consumidores contribuiu para a disparada do número de estúdios de criação de games, que pulou de 133 para 1.009 entre 2014 e 2022. A indústria de jogos eletrônicos emprega mais de 12 mil pessoas no país, com a maior parte das empresas (57%) concentrada na região Sudeste.