24/07/08 10h59

De novo, Brasil ajuda no resultado mundial da Fiat

Valor Econômico - 24/07/2008

Mais uma vez o crescimento econômico no Brasil voltou a ajudar fabricantes de veículos a compensar as crises nos mercados de origem. No relatório de resultados financeiros referente ao segundo trimestre, divulgado ontem, a direção mundial da Fiat apontou "a continuidade do desempenho favorável no mercado brasileiro" como um dos fatores que levaram a divisão dos automóveis mundial a contribuir com uma receita de 7,8 bilhões de euros, 14,6% acima do mesmo período do ano passado, no faturamento total do grupo italiano. A divisão de automóveis vendeu total de 644,7 mil unidades em todo o mundo, 11,4% mais do que no segundo trimestre de 2007. Mas na Itália, as vendas da montadora caíram -1.8%. No Brasil, a empresa vendeu no segundo trimestre 27,2% mais, segundo o relatório. Apesar de ter se mantido na liderança do mercado brasileiro, com uma fatia de 25,5%, a participação da Fiat no Brasil recuou 0,4 ponto percentual no período. No semestre, o Grupo Fiat acumulou receitas de 32 bilhões de euros, com acréscimo de 10,9% sobre o mesmo período do ano passado, resultado operacional de 1,9 bilhão de euros, 23,1% acima do primeiro semestre de 2007, e lucro líquido de 1,073 bilhão de euros, ligeiramente superior ao registrado em igual período do ano passado.