Datas comemorativas devem impulsionar comércio de Prudente no 2º semestre, indicam entidades
Instituições do varejo apontam que Dia dos Pais, das Crianças, Black Friday e Natal são importantes marcos de venda ao longo da 2ª metade do ano e projetam cenário favorável na geração de empregos
O ImparcialAs datas comemorativas do segundo semestre devem aquecer o comércio varejista em Presidente Prudente. Tanto o Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Presidente Prudente e Região) quanto a Acipp (Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente) estimam um crescimento significativo das vendas ao longo da segunda metade do ano, com o Dia dos Pais (11/8), das Crianças (12/10), Black Friday (29/11) e especialmente o Natal (25/12).
O presidente do Sincomércio, Vitalino Crellis, relata que, estruturalmente, nos primeiros meses do ano, o ritmo do comércio é mais lento, devido às despesas do começo do ciclo de 12 meses. Para o segundo semestre, Vitalino projeta resultados mais favoráveis para o setor, especialmente com as datas comemorativas e liquidações. “Nesse período, há também uma reorganização e reformulação do estoque em preparação para o fim do ano. Esse cenário deve contribuir para o aumento das vendas e, consequentemente, estimular contratações no comércio”, estima o presidente do Sincomércio.
Por sua vez, o presidente da Acipp, Raul Audi Junior., destaca que o primeiro período do ano seguiu com bons indicadores para o varejo nacional, como a redução da inflação e um mercado de trabalho aquecido, com novos recordes de população ocupada, empregos com carteira assinada e a massa de salários em circulação na economia. Ele acrescenta que, embora não haja pesquisas específicas sobre o desempenho das vendas do comércio de Presidente Prudente, a percepção local é baseada nos relatos e no ânimo dos lojistas.
Raul também aponta dados da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) os quais indicam que o consumidor brasileiro entrou em 2024 com o menor índice de inadimplência em dois anos.
“Datas como o Dia dos Pais, das Crianças, Black Friday e especialmente o Natal impulsionam o comércio, e esses dados mostram que os varejistas podem esperar resultados positivos. Em linhas gerais, mantemos o otimismo e esperamos que 2024 confirme um crescimento maior que o verificado nos anos anteriores”, projeta o executivo da Associação Comercial, que atenta: “Apesar desses sinais de crescimento, é importante lembrar que o varejo também enfrenta desafios estruturais que dificultam sua performance, como a carga tributária elevada e a burocracia, só para citar dois exemplos. Temos ainda muito a fazer pela melhora da economia e do ambiente de negócios”.
Por fim, quanto às contratações pelo comércio de Prudente, o presidente da Associação Comercial indica que elas sempre são maiores no segundo semestre, principalmente após outubro, e em 2024 este cenário também deve se confirmar.